terça-feira, 31 de julho de 2012

No Independência como visitante o Joinville venceu por 2 a 0 o América-MG


Tarcísio e Agenor disputam a bola em duelo realizado na Arena Independência. Foto: Paulo Fonseca/Futura Press

Nesta terça-feira, o Joinville deu um importante passo rumo à zona de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando fora de casa, a equipe catarinense bateu o América-MG no estádio Independência, por 2 a 0, em partida válida pela 14ª rodada da segunda divisão nacional.


Foi a primeira vez nesta Série B que os catarinenses conseguiram emplacar duas vitórias consecutivas – venceram o América-RN na última rodada. Com o resultado, a equipe fica com 24 pontos, na sexta posição, a apenas dois pontos do Goiás, o último dentro da zona de acesso. Já o time mineiro completa o  terceiro jogo sem vencer e estaciona nos 26 pontos, na terceira posição do campeonato.


Os dois gols da partida foram marcados no segundo tempo. Primeiro, o atacante Lima, aos 19 minutos, não desperdiçou o passe de Marcinho e só precisou deslocar Neneca para balançar as redes. Depois, no final da partida, aos 48 minutos, Marcinho, de novo, arrancou em velocidade pela direita e passou para Jean Carlos apenas empurrar para o gol.


Na próxima rodada, o Joinville tenta dar sequência à boa fase em casa, quando recebe o Criciúma na Arena Joinville. Já o América-MG tenta dar fim ao jejum de vitórias contra o ASA, no estádio Coroacy da Mata Fonseca, em Arapiraca. 


O jogo – Atuando em casa e precisando da reabilitação, o América-MG iniciou a partida com uma postura mais agressiva, criando as melhores chances de marcar. Aos oito minutos, o atacante Rodrigo Pimpão pedalou em cima da defesa do Joinville e tentou acertar o canto direito do goleiro Ivan, que se esticou todo para fazer a defesa.


As jogadas pelas laterais com Boiadeiro e Pará foram bastante exploradas. Aos dez minutos, após cruzamento da esquerda, Alessandro apareceu atrás da marcação catarinense e tentou de cabeça, mas a bola foi em cima do arqueiro do Joinville. Acuado no campo de defesa, o time do técnico Leandro Campos procurou atuar nos contra-ataques, ameaçando o Coelho em algumas oportunidades.


Porém, o time mineiro apresentou maior volume de jogo, e apesar de alguns erros de passe continuou atacando mais que os visitantes. Aos 13, Boiadeiro fez jogada individual, cortou para o meio e mandou um petardo da entrada da área, que passou rente à trave esquerda. Aos 19, foi a fez de Gilberto mandar a canhota de longa distância e carimbar o travessão de Ivan, em um bom momento do América-MG.
Após os 20 minutos iniciais, os donos da casa diminuíram o ritmo, permitindo que o Joinville avançasse as linhas de marcação, equilibrando a partida e irritando parte da torcida americana, que chegou a esboçar algumas vaias. No final da primeira etapa, o Coelho voltou a pressionar, mas não conseguiu abrir o marcador.


Sentindo que o momento da equipe mineira não é bom, os catarinenses voltaram para etapa complementar jogando de igual para igual, propiciando uma partida mais aberta. Com dificuldades na saída de bola, os três atacantes do América-MG ficaram isolados em alguns momentos do jogo, forçando que os avantes retornassem até o meio-campo para criar jogadas.


Aos 14, Pimpão pegou rebote da zaga catarinense e tentou dar assistência para Alessandro, mas a defesa do Joinville conseguiu evitar o tento americano. Aos 18, os visitantes desperdiçaram a melhor chance do jogo com Lima, que livre dentro da área mandou sobre o travessão. Um minuto depois, o avante do Joinville se redimiu com um toque cruzado, por baixo do goleiro Neneca, abrindo o placar no Independência.


Errando muitos passes, o América-MG começou a apresentar nervosismo, tentando chegar ao gol de empate mais na base da vontade que na técnica. Aos 48, em jogada de contra-ataque, o Joinville ainda apliou o placar com Jean Carlos, que recebeu passe com açucar de Marcinho e só teve o trabalho de rolar para as redes, para acabar com a invencibilidade dos americanos, atuando em casa.