No único grupo sem fortes candidatos ao título, a Rússia iniciou de maneira avassaladora a edição 2012 da Eurocopa. A equipe goleou a República Tcheca por 4 a 1, nesta sexta-feira, em Wroclaw, na Polônia, e termina a primeira rodada do Grupo A em uma situação bastante animadora.
Com este resultado, a Rússia é a única equipe da chave com três pontos e ainda conseguiu somar um bom saldo de gols. Polônia e Grécia, que fizeram o jogo de abertura e empataram por 1 a 1, estão com um ponto. Zerada, a República Tcheca completa o grupo.Na próxima rodada, a Grécia enfrentará a República Tcheca, em Wroclaw, às 13h (de Brasília). No mesmo dia, a anfitriã Polônia jogará com a Rússia, às 15h45, em Varsóvia.
O duelo foi marcado por duas seleções que surpreenderam nas edições mais recentes do torneio. Em 2004, a República Tcheca se tornou uma das grandes sensações da Eurocopa ao fazer nove pontos em um grupo que contava com Holanda, Alemanha e Letônia, vencer a Dinamarca nas quartas e cair para a futura campeã Grécia nas semis. Quatro anos mais tarde, a Rússia conseguiu o mesmo desempenho. O destaque ficou por conta da vitória nas quartas diante da Holanda, na prorrogação.
Para a partida, os russos, com boa parte da equipe que se destacou quatro anos atrás, apostaram na base do Zenit que foi campeão nacional. Afinal, sete jogadores que começaram como titulares são da equipe: o goleiro Malafeev, o lateral direito Anyukov, os meio-campistas Shirokov, Denisov e Zyryanov e os atacantes Arshavin (capitão) e Kerzhakov. Já a República Tcheca depositaram as esperanças no trio formado pelo goleiro Cech, o meia Rosicky e o atacante Baros, que são as estrelas da equipe e participaram da Euro 2004.
Dominando todo o primeiro tempo, os russos encaminharam a vitória já no primeiro tempo. Apesar da grande influência do Zenit, quem abriu o placar foi o meia-atacante Dzagoev ao aproveitar um rebote depois de uma bela jogada individual. Minutos mais tarde, o Arshavin deu o passe para Shirokov balançar a rede em uma jogada construída por atletas do time campeão russo.
Na volta do intervalo, os tchecos ensaiaram uma reação e chegaram a diminuir a desvantagem com um gol de Pilar. Buscando empatar o duelo no fim, a equipe se abriu e acabou vendo Dzagoev e Pavlyuchenko marcar e definir a goleada.
O resultado ainda manteve a grande fase da seleção russa, que completa 15 jogos sem perder (oito vitórias e sete empates). No último amistoso antes da Eurocopa, a equipe havia vencido com a Itália com autoridade, por 3 a 0, fora de casa.