Na busca pela segunda decisão continental - em 2004, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, perdeu o título para a Grécia em plena Lisboa -, Portugal enfrentará o vencedor de Espanha, atual campeã e
França, jogo que acontece neste sábado. O duelo das semis será disputado na próxima quarta.
Decisivo na vitória da classificação às quartas de final, sobre a Holanda, marcando dois gols depois de atuações apagadas nas primeiras partidas, Cristiano Ronaldo foi bastante participativo contra os tchecos. Mas a bola teimou em não entrar.
O craque do Real Madrid teve inúmeras chances de gol: acertou três bolas na trave, parou no goleiro Petr Cech, mandou algumas bolas para fora e não conseguia balançar a rede. Até que aos 34 minutos do segundo tempo, o atacante cabeceou forte cruzamento da direita de João Moutinho e colocou os lusitanos em vantagem.
Foi o sexto gol de Ronaldo em eurocopas, número que o coloca como terceiro maior artilheiro da história da competição, ao lado de Ibrahimovic, Henry, Van Nislterooy, Kluivert e Nuno Gomes e atrás de Alan Shearer, com sete gols e de Michel Platini, com nove.
A vitória é um troco dos portugueses à eliminação para os tchecos nas mesmas quartas de final da Euro, em 1996. No outro confronto entre as seleções pelo torneio, na fase de grupos de 2008, Portugal venceu por 3 a 1.