O resultado marcou a primeira derrota da equipe carioca no Brasileiro. Agora apenas o líder Cruzeiro e o Fluminense permanecem invictos. O jogo também marcou o reencontro do técnico Vanderlei Luxemburgo com o Flamengo após a conturbada demissão no início do ano.
A vitória fez com que a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo chegasse aos 12 pontos e assumisse a quarta colocação na tabela. Já o Flamengo permaneceu com nove pontos e está na oitava posição, podendo ser ultrapassado pelo Internacional, que joga apenas às 18h30 (de Brasília).
Com maior volume de jogo, apesar dos problemas de criação, o Grêmio conseguiu abrir o placar aos 32 minutos do primeiro tempo. Marcelo Moreno recebeu passe na área, se livrou do zagueiro, driblou o goleiro e tocou para as redes. O segundo gol gremista saiu logo no início da etapa final. Edilson cobrou escanteio para o primeiro pau e Werley desviou para definir a vitória dos donos da casa.
Preso no forte esquema de marcação montado por Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo não conseguiu chegar ao ataque em muitas oportunidades e a melhor chance aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. Hernane recebeu passe na área e bateu firme no canto, mas parou na ótima defesa do goleiro Victor.
Ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília). O Flamengo recebe o Atlético-GO, no Engenhão. Já o Grêmio jogará novamente diante de seu torcedor, contra o Atlético-MG.