O América-RN deu continuidade ao bom momento que atravessa na Série B. Nesta sexta-feira, em jogo válido pela oitava rodada, a equipe potiguar derrotou o Guarani por 1 a 0, dentro do estádio Nazarenão, e assumiu a liderança da competição.
Agora, o América-RN chegou aos 19 pontos em oito jogos disputados, mesma pontuação do América-MG, mas com vantagem nos critérios de desempate. Já o Guarani permaneceu com apenas sete pontos e ocupa a 17ª colocação, na zona de rebaixamento.
O único gol do confronto foi marcado apenas no segundo tempo. Isac, de cabeça, definiu a vitória dos mandantes e fez a festa da torcida local.
O jogo - Apesar da diferença entre América-RN e Guarani na tabela, em campo, durante o primeiro tempo no Nazarenão, as equipes estiveram bastante equilibradas. Mesmo com mais posse de bola, os donos da casa esbarravam na forte marcação do time de Campinas e pouco conseguiam ameaçar.
O goleiro Emerson só teve que trabalhar em uma oportunidade, quando caiu para espalmar chute de fora da área de Wanderson. O atleta, aliás, quase contribuiu com uma assistência ao cobrar escanteio na cabeça de Isac, mas a bola desviada acabou acertando o travessão.
O Guarani parecia satisfeito com o que tinha se proposto a fazer. A equipe preferia abdicar de atacar a fim de conquistar pelo menos um ponto, num duelo difícil fora de casa, que já o tiraria da zona de rebaixamento, pelo menos até o término da rodada. Mas a meta bugrina veio abaixo na segunda etapa.
Logo aos três minutos, Isac aproveitou cruzamento para a área e cabeceou para o gol. Emerson espalmou, mas o assistente entendeu que a intervenção do goleiro aconteceu quando a bola já havia ultrapassado a linha de fundo e deu gol para os donos da casa, o que gerou uma reclamação generalizada - e insuficiente - por parte dos visitantes.
O assistente mostraria imparcialidade aos 25 minutos, quando anulou gol do América-RN. O mesmo Isac aproveitou rebote de Emerson e chutou para o gol, mas foi assinalada a posição de impedimento do jogador do América-RN.
Atrás no placar, o Guarani então foi ao ataque em busca do empate, mas também não foi eficiente nesse setor. Na única vez em que foi incomodado, em chute de Kleiton Domingues, o goleiro Dida fez a defesa segura.