Em 2011, Yaya Touré foi decisivo para o Manchester City conquistar o título da Copa da Inglaterra ao fazer os gols das vitórias sobre o rival United na semi e contra o Stoke City na final. Na atual temporada, o volante/meia marfinense voltou a brilhar nos momentos importantes: neste domingo, pela 37ª e penúltima rodada da Premier League, ele garantiu a vitória diante do Newcastle por 2 a 0 em St. James Park e deixou os Citizens mais próximos do título nacional que não vem há 44 anos.
Aos 25 do segundo tempo, Yaya Touré tabelou com Aguero e bateu de primeira, no canto esquerdo do goleiro Krul, para abrir o placar. Já aos 44, em contra-ataque, Clichy cruzou na pequena área, e o marfinense foi rápido para girar e balançar as redes mais uma vez. A equipe de Roberto Mancini, assim, fecha a semana perfeita depois de ganhar do rival de Manchester por 1 a 0 na última segunda.
Desta forma, o Manchester City alcança 86 pontos, três a mais do que o United, que joga ainda hoje contra o Swansea em Old Trafford. No saldo de gols (primeiro critério de desempate na Inglaterra), o City chega a 63 contra 54 do arquirrival. Enquanto isso, o Newcastle (65) perdeu a chance de ultrapassar o Arsenal (67) e tomar a terceira colocação, o que lhe daria a vaga direta na próxima Champions.