Credenciado pela vitória por 1 a 0 na Colômbia, o Vélez pouco sofreu diante de um dos clubes mais empolgados pela primeira fase do torneio. Agora garantida no grupo dos oito melhores times da Libertadores, a equipe argentina aguarda o vencedor do confronto entre Santos e Bolívar, que decidem a vaga nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro - os bolivianos venceram na ida por 2 a 1 (uma vitória simples classifica os santistas).
Apesar da vantagem adquirida no jogo de ida, o Vélez entrou em campo querendo dar uma resposta a sua torcida por conta da derrota por 2 a 0 em casa para o Argentino Juniors pelo Campeonato Argentino, que tirou a possibilidade de liderança e ainda levou o time para o quarto lugar na competição.
No entanto, a primeira etapa foi fraca e os anfitriões não conseguiram criar chances de gols, bem como os colombianos. O panorama mudou logo nos minutos iniciais do segundo tempo, quando Sebá Domínguez fez o goleiro adversário trabalhar por duas vezes.
Aos 7min, contudo, Pezzuti nada pôde fazer. Fernández aproveitou rebote após chute de Cabral e mandou no canto esquerdo, abrindo o marcador no El Fortin de Liniers. O meia era justamente a principal aposta do técnico Ricardo Gareca, que não contou com o jogador na partida válida pelo Campeonato Argentino.
O placar obrigou o Atlético a ir ao ataque e os colombianos não demoraram para balançar a rede. Aos 24min, Mosquero cobrou falta com perfeição e viu a bola bater no travessão e morrer dentro do gol de Barovero. A partir de então, os colombianos, que vivem uma crise interna por conta de uma série de casos de indisciplina, os quais resultaram na saída do técnico Santiago Escobar, não conseguiram manter o ritmo, e acabaram eliminados.