domingo, 6 de maio de 2012

Tottenham busca empate conta o Aston Villa e entra na zona da Champions


Adebayor (Foto: Olly Greenwood/AFP)

Faltando apenas uma rodada para o final do Campeonato Inglês, o Tottenham voltou a figurar na zona de classificação para a fase preliminar da Champions League da próxima temporada. Neste domingo, a equipe buscou o empate contra o Aston Villa, por 1 a 1, e reassumiu a quarta colocação da Premier League.

Apesar de ter servido, o empate contra o Aston Villa não era bem o que o Tottenham esperava. Com os tropeços de Arsenal e Newcastle, a equipe tinha a chance de ir para a última rodada na terceira colocação, dependendo somente de suas forças para se garantir direto no maior torneio de clubes europeus.



Agora, com 66 pontos, o Tottenham recebe o Fullham, na próxima semana, e, em caso de vitória, estará na Champions League 2012/13. Em caso de empate ou derrota, os Spurs vão precisar torcer para um tropeço do Newcastle - que tem um pontos a menos e estão na quinta posição - contra o Everton, em Liverpool.

Para brigar por uma vaga direta na fase de grupos do maior torneio europeu, além de vencer seu compromisso, o Tottenham precisa torcer para West Bromwich bater o Arsenal. Em caso de empate dos Gunners, a equipe do técnico Harry Redknapp precisa vencer por mais de um gol de margem para levar vantagem nos critérios de desempate e superar o rival.

Do lado do Aston Villa, o empate salvou a equipe da ameaça de rebaixamento para a segunda divisão. Com o ponto conquistado, o time chegou aos 38, na 15ª posição. O Bolton, que é o primeiro clube da zona de rebaixamento, tem 35 e, matematicamente, ainda poderia alcançar o Villa. Contudo, a diferença no saldo das equipes é de 17 gols.

Quem também conseguiu um bom resultado na briga contra o descenso foi o Queens Park Rangers. Neste domingo, a equipe venceu o Stoke City, por 1 a 0, com um gol no fim de Cissé, e chegou aos 37 pontos, na 17ª posição. 

O único problema é que o adversário do QPR na última rodada é o Manchester City. Mas, apesar do rival lutar para ser campeão, por também levar vantagem nos critérios de desempate contra o Bolton, um empate pode servir para o time de Londres se salvar.