Apesar de não ter mais nada a alcançar no torneio, o segundo colocado Bayern de Munique foi decisivo na última disputa restante no Campeonato Alemão: a luta contra o rebaixamento. A vitória por 4 a 1 do time bávaro sobre o Colônia, fora de casa, com gols marcados por Muller (duas vezes), Geromel (contra) e Robben, fez com que o adversário - que fez seu tento de honra com Novakovic - caísse diretamente à segunda divisão do torneio, se juntando ao Kaiserslautern.
Já o Hertha Berlim, que iniciou a rodada atrás do Colônia, aproveitou o tropeço do concorrente para ultrapassá-lo e bateu o Hoffenheim por 3 a 1, com gols de Ban-Hatira (dois) e Raffael (Compper diminuiu para os visitantes). Mesmo com este resultado, o time da capital alemã terá que vencer uma repescagem contra o terceiro colocado da atual segunda divisão para permanecer na elite nacional na próxima temporada.
As vagas para as próximas competições europeias já estavam decididas antes mesmo de a última rodada começar. Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Schalke 04 entram diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, enquanto que o Borussia Monchengladbach terá que disputar uma fase preliminar do torneio continental. Já Bayer Leverkusen e Stuttgart, que vêm abaixo na tabela, vão estar presentes na Liga Europa.