Parecia uma tarefa fácil, mas o Arsenal teve grandes dificuldades para derrotar o West Bromwich por 3 a 2, em uma partida emocionante, e confirmar vaga direta para a fase de grupos da próxima edição da Uefa Champions League. O brasileiro André Santos, que marcou um dos gols, foi um dos destaques da equipe londrina no jogo deste domingo, no estádio The Hawthorns, válido pela última rodada do Campeonato Inglês.
Com o resultado, o Arsenal terminou a temporada na terceira colocação, com 70 pontos. Além do triunfo, os Gunners frustratram os planos do rival Tottenham, que venceu o Fulham por 2 a 0, mas terminou em quarto lugar, com 69 pontos. Agora, o time de Harry Redknapp torce por uma derrota do Chelsea contra o Bayern de Munique, na final da Uefa Champions League, para ficar com uma vaga nos playoffs da próxima temporada da principal competição europeia. Já o West Bromwich completou o campeonato na décima posição, com 47 pontos.
Com a necessidade de uma vitória para não depender de outros resultados, o Arsenal deu indícios de que a missão seria fácil logo aos quatro minutos do primeiro tempo, quando o israelense Yossi Benayoun contou com a falha do goleiro adversário e abriu o placar.
A alegria dos visitantes durou pouco e o que parecia ser uma classificação tranquila se tornou um verdadeiro pesadelo. Aos 11 minutos, Shane Long recebeu a bola, em posição, ilegal e empatou a partida. Quatro minutos depois, aos 15, Graham Dorrans virou para o West Bromwich e aumentou o drama do Arsenal.
A sorte da equipe comandada pelo técnico Arsene Wenger começou a mudar aos 29min. O lateral brasileiro André Santos venceu a defesa adversária na velocidade e finalizou com força para igualar o placar novamente e dar novamente esperanças ao torcedor do clube. Após o intervalo, o Arsenal conseguiu a virada. Aos nove minutos, Laurent Kolscielny marcou e classificou o time londrino para a principal competição europeia.