O Unión Española-CHI bateu o Bolívar-BOL por 2 a 1 nesta terça-feira, no Chile, pela quinta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores da América, e avançou às oitavas de final da competição de maneira antecipada. O duelo valia a liderança da chave, e os chilenos levaram a melhor com o triunfo - os bolivianos ainda disputam a segunda vaga.
O primeiro gol da equipe da casa foi marcado por Braulio Antonio Leal, aos 17min do primeiro tempo. O atleta surgiu após bola alçada para dentro da área e desviou de cabeça.
Herrera ainda marcou o segundo tento para os donos da casa, aos 21min da segunda etapa. O confronto, que seguia truncado no meio de campo, ficava cada vez mais animador ao clube do Chile.
Contudo, aos 37min, o Bolívar ainda encontrou forças para reagir e conseguiu diminuir a vantagem no placar, com Ever Cantero. O jogador apareceu livre de marcação e cabeceou firme para fazer o primeiro dos bolivianos. Entretanto, o clube não encontrou mais tempo para prosseguir no mesmo ritmo e sucumbiu ao poder de marcação adversário.
Com a equipe chilena classificada, a decisão da última vaga será levada para a próxima rodada da fase de grupos da competição. O Bolívar receberá o Universidad Católica-CHI, na Bolívia, e precisará de apenas um empate para manter a segunda colocação do Grupo 3. Já a outra equipe chilena terá que derrotar o seu adversário para avançar de fase.