O Sporting conseguiu tirar proveito do fator casa nesta quinta-feira para sair na frente na semifinal da Liga Europa. No Estádio José Alvalade, o clube português superou de virada o sensação Athletic de Bilbao por 2 a 1 com dois gols na parte final do segundo tempo e levou a vantagem do empate para o jogo de volta, na próxima semana, na Espanha.
Os gols da partida foram marcados apenas no segundo tempo, e o Athletic foi quem saiu na frente, mesmo fora de casa. Aos 8min do segundo tempo, o lateral argentino Emiliano Insúa se atrapalhou na hora de afastar uma cobrança de falta na área do Sporting e a bola sobrou para Aurtenetxe, que tocou na saída de Rui Patrício.
A reação do time português saiu no final da partida. Primeiro foi Insúa, que se redimiu da falha e empatou aos 30min, de cabeça. A virada do Sporting foi concretizada aos 35min: o espanhol Diego Capel chutou firme de fora da área e anotou um golaço, fechando o marcador no Estádio José Alvalade.
A partida de volta será realizada na próxima quinta-feira, no Estádio San Mamés, na Espanha, e o Athletic poderá vencer por 1 a 0 ou por dois gols de diferença para conseguir a vaga na final. Já o Sporting poderá jogar pelo empate ou por uma derrota pela diferença mínima, desde que marque duas vezes no País Basco. Um triunfo por 2 a 1 dos espanhóis fará a decisão sair na prorrogação e, se necessário, nos pênaltis.
A decisão da Liga Europa está programada para o dia 9 de maio, em Bucareste, e quem passar do confronto entre Bilbao e Sporting pegará na decisão um adversário espanhol: Atlético de Madrid ou Valencia, que realizam a outra semifinal. Na partida de ida, a equipe da capital saiu na frente por 4 a 2.