segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Nova Santa Rosa fica com primeiro e terceiro nos Japs


Nova Santa Rosa e Maripá foram sede, de quinta-feira (03) até domingo (06), da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, categoria futebol de campo, denominado “Bom de Bola”. Os campeões das categorias A e B foram decididos no domingo, garantindo os quatros campeões na macrorregional, que será disputada no mês de novembro na cidade de Assis Chateaubriand. Nova Santa Rosa foi destaque com as equipes do feminino B (12 a 14), sagrando-se campeã, e com o masculino A (15 a 17), ficando com o terceiro lugar.

FEMININO A

Os jogos ocorreram em Maripá e Nova Santa Rosa, que contou com a maioria das partidas. O primeiro confronto foi entre Toledo e Ouro Verde do Oeste, categoria A (15 a 17). Na primeira etapa Toledo mostrou que não deixaria o forte ataque das meninas de Ouro Verde do Oeste jogar fácil. Foi assim também na segunda etapa, o Jardim Europa jogando na retranca e Ouro Verde o tempo todo no ataque e por pouco não abriu o placar, em duas oportunidades a bola bateu na trave. Com o resultado igual o jogo foi para a cobrança de pênaltis. Prevaleceu a calma das ouro-verdenses, que fizeram quatro a três, levaram o título e a vaga à fase macro dos JEPs Bom de Bola.

No jogo que valia o bronze da categoria A, empate em um a um no tempo normal entre os colégios estaduais Humberto de Alencar Castelo Branco, de Santa Helena, e Presidente Roosevelt, de Guaíra. Na cobrança de pênaltis as santa-helenenses fizeram cinco a quatro e garantiram o terceiro lugar.

FEMININO B

O único jogo das decisões do feminino que não foi para os pênaltis foi a final da categoria B (12 a 14 anos) entre o time de Nova Santa Rosa, do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, e as rondonenses do Colégio Estadual Frentino Sackser. As donas da casa não deram chance para as adversárias. Fizeram dois a zero e garantiram o título da regional e a vaga na fase macrorregional dos JEPs Bom de Bola.

A disputa pelo bronze da categoria B também foi decidida nos pênaltis. Com o empate em um a um no tempo normal entre os colégios estaduais Jardim Europa, de Toledo, e Quatro Pontes, a decisão foi para os pênaltis. As meninas de Toledo foram mais eficientes e levaram o terceiro lugar depois de vencer por cinco a três.

MASCULINO A

Na final da categoria A, o campeão só saiu nos pênaltis. Depois de dois tempos de muita pressão dos dois lados, entre os colégios estaduais Leonilda Pappen, Mercedes, e Barão do Rio Branco, Palotina, a decisão foi para a cobrança de pênaltis. Quem levou a melhor foram os mercedenses, que venceram por 5 a 4 e garantiram vaga na fase macrorregional. 

A disputa do bronze na categoria A foi entre o time de Nova Santa Rosa, do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, e o Estadual Presidente Roosevelt, de Guaíra. De virada os nova-santa-rosesenses venceram por 3 a 1 e garantiram o terceiro lugar.

MASCULINO B

Na final da categoria B entre o Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon, e o Colégio Estadual Presidente Roosevelt, quem levou a melhor foram os rondonenses. O gol só veio na segunda etapa e bastou para garantir acesso à macro.

As finais da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, parte realizada em Nova Santa Rosa, contou com a presença de autoridades locais e de municípios vizinhos. De Nova Santa Rosa esteve presente o prefeito Rodrigo Fernandes, a 1ª dama e secretária de saúde, Marlice Wutzke Fernandes, a secretaria de Educação e Cultura, Vera Lorenzatto, a responsável pelo departamento de esporte, Elisângela Kramer e o presidente da Câmara de Vereadores, Lari Hitz. Dos municípios vizinhos estavam presentes o prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, o diretor de esportes de Maripá, Elvio Pagoraro, e o secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Mercedes, Edson Vilar Santos.