Os representantes de Nova Santa Rosa participam do debate da Política Urbana e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, juntamente com outras 2.500 pessoas, entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Nacional das Cidades (Concidades), da sociedade organizada, além de delegados habilitados.
Os participantes do encontro em Foz do Iguaçu debaterão as emendas e as ações prioritárias retiradas das conferências municipais no Estado e irão finalizá-las para serem enviadas, como contribuição do Paraná, à Conferência Nacional das Cidades.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS
Para chegar à Conferência Estadual foram realizadas no Paraná 334 conferências municipais e eleitos 1.790 delegados titulares, além de 1.340 suplentes para a etapa estadual.
Os encontros municipais originaram 208 emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades; e, ainda, três mil propostas de ações prioritárias para a política urbana nos três níveis: local, estadual e nacional. Todos os estados realizam conferências municipais e estaduais para propor emendas ao texto básico do Ministério das Cidades.