O Esquadrão de Demonstração Aérea (EAD) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pela primeira vez fará uma apresentação em Nova Santa Rosa, no dia 07 de março, a partir das 17h, próximo ao Seminário Santo Américo.
O encontro para acertar os detalhes da apresentação ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na sala de reuniões da Prefeitura, entre os representantes da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Franklin e Major Renó, os secretários municipais de Administração e Planejamento, Luiz München, e Finanças, Arlindo Wutzke, e o Onorário da Fumaça, Onório José Usinger, e Edilson Gnass, ambos assessores do deputado Federal Dilceu Sperafico.
Voando a uma velocidade de até 450 km/h, oito pilotos do Esquadrão demonstrarão diversas manobras, entre cruzamentos, loopings e voltas variadas, num espaço de tempo de cerca de 40 minutos. A administração municipal recomenda que as pessoas cheguem ao local pelo menos 30 minutos antes do início do evento.
EVENTO CÍVICO
De acordo com o prefeito Rodrigo Fernandes, que está em viagem, este é um evento cívico, que visa trazer para a população de Nova Santa Rosa uma atividade diferenciada, sendo este o primeiro dos grandes momentos que vão marcar a história do Município.
Ele lembra que um evento do porte da apresentação da Esquadrilha da Fumaça oferece visibilidade a Nova Santa Rosa em todo o País. “Precisamos colocar nosso município entre aqueles que são sede de grandes eventos como este. Vamos desenvolver muitas outras atividades no decorrer deste ano e dos próximos para tornar Nova Santa Rosa conhecida na região, no Estado e no País por referências positivas”, salienta o prefeito.
FIQUE SABENDO
A Esquadrilha da Fumaça teve origem em 1952 a partir da iniciativa de instrutores da antiga Escola de Aeronáutica do Rio de Janeiro com o objetivo de divulgar a Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional.
Segundo a FAB, a Esquadrilha da Fumaça é composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados que operam aeronaves T-27 Tucano, projetadas e fabricadas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Nas apresentações, o público pode acompanhar uma série de até 55 acrobacias que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe.
Crédito: Marcos Elieser