Dai em diante o líder disparado da Liga – são 52 pontos, 12 a mais que o segundo colocado Atlético de Madri – apenas administrou o resultado. O Espanyol, 'primo pobre' de Barcelona, está na zona de rebaixamento e tem 15 pontos.
Esta foi a 11ª vitória consecutiva do Barça no Espanhol. O recorde da competição, de 16 triunfos seguidos, é do próprio time azul e grená e foi conquistado entre 2011 e 2012.
O último tropeço ocorreu em 7 de outubro de 2012, 2 a 2 com o Real Madrid. A última derrota é do Espanhol passado, 2 a 1 contra o Real, em 1° de abril de 2012. São 21 duelos seguidos sem derrota. O recorde é de 38 jogos, da Real Sociedad e foi conquistado entre 1979 e 1980.
O dia também foi de feito grandioso para Lionel Messi. Um dia antes de poder ser eleito pela quarta vez seguida o melhor jogador do mundo segundo a Fifa - a ESPN Brasil e a ESPN HD transmitem o evento da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, às 16h de Brasília -, o argentino igualou um recorde pessoal ao marcar um gol pela oitava partida seguida.
Além disso, o jogo foi marcado pelo retorno do técnico Tito Vilanova ao banco de reservas. Ele passou por uma operação para retirar um câncer na boca no dia 20 de dezembro e desde então estava afastado.
O Barcelona enfrenta o Málaga na próxima rodada do Espanhol, domingo que vem, fora de casa. O Espanyol recebe o Celta no sábado.
Fonte: ESPN