sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Presidente do Barça quer dobrar participantes na Champions, diz rádio


Sandro Rosell presidente Barcelona (Foto: Reuters)

O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, quer reformular as competições europeias. De acordo com a rádio “Cadena Ser”, o mandatário do clube catalão prepara uma proposta para alterar a estrutura do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, diminuindo o torneio nacional e aumentando o número de participantes na competição continental.

A ideia de Rosell é que a liga espanhola tenha 16 clubes, em vez dos 20 atuais. Já a Liga dos Campeões dobraria de tamanho, passando de 32 para 64 equipes. Como resultado, o torneio nacional classificaria oito times para a principal competição europeia, com outros quatro disputando a Liga Europa. O lanterna seria rebaixado diretamente e os três restantes disputariam um playoff para permanecerem na elite.


Para a Liga dos Campeões, o objetivo é ter 16 grupos de quatro equipes, com os dois primeiros se classificando para a segunda fase, que já seria em mata-mata. Segundo a rádio, Rosell admite que a proposta diminuiria a competitividade do torneio, mas não tanto a ponto de diminuir a importância da competição.

A intenção de Rosell é diminuir os jogos no calendário das equipes. Caso a proposta do presidente do Barça vá à frente, os times disputariam oito jogos a menos nas ligas nacionais, dando maior importância às partidas europeias.

Fonte: Globo Esporte