segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Com pênalti polêmico, Flamengo provoca 3ª derrota do Náutico em casa no Brasileiro


Graças a um pênalti contestável marcado pelo árbitro Guilherme Cereta Lima de Jean Rolt em cima de Wellington Bruno, o Flamengo venceu o Náutico por 1 a 0, neste domingo, no Recife. O pênalti foi convertido por Renato Abreu. Esta foi apenas a terceira derrota do time pernambucano em casa em 18 jogos disputados neste Campeonato Brasileiro. 

Em posições intermediárias na tabela, as equipes já não brigam por nada na competição. Com a vitória, o Flamengo ultrapassou o Santos, o Coritiba e o próprio Náutico e pulou para 47 pontos, em nono lugar. O Náutico tem 45 pontos e caiu para 14°.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Palmeiras, no Engenhão, em partida que pode marcar o rebaixamento do time paulista, e o Náutico visita o São Paulo, no Morumbi. Os dois jogos acontecem no domingo. 

O jogo

O Náutico iniciou a partida sendo empurrado pela torcida que lotava os Aflitos e foi para cima do Flamengo. Nos primeiros minutos, os pernambucanos fizeram uma verdadeira blitz no campo ofensivo. No entanto, a primeira boa chance só aconteceu aos dez minutos. Após pressão na área carioca, a bola sobrou para Rhayner na entrada da área. O meia acertou chute forte, mas viu a bola desviar na zaga e ir para escanteio.

O lance animou os donos da casa, que seguiram melhores no jogo. O Flamengo buscava avançar, mas os visitantes se limitavam a buscar Vagner Love, que estava bem marcado. Sem ter problema na defesa, o Náutico partia para o ataque e teve outra boa chance aos 21 minutos. Após bola levantada na área, Kieza apareceu para cabecear, mas parou em ótima defesa de Paulo Victor.

Depois disso, o confronto diminuiu de intensidade, principalmente porque o Flamengo melhorou a marcação. Com isso, os lances de perigo pararam de acontecer. Somente aos 41 minutos, o Náutico chegou novamente perto do gol. Souza tocou para Danilo Santos dentro da área, mas o lateral chutou cruzado, em cima de Paulo Victor. Assim, o duelo foi em branco para o intervalo.

No segundo tempo, o Flamengo melhorou e conseguiu chegar com mais facilidade ao ataque. No entanto, os cariocas deixavam espaços atrás e permitiam os avanços do Náutico. Mesmo assim, os rubro-negros tiveram a primeira boa chance aos nove minutos. Em ataque rápido, Felipe Dias tocou para Hernane, que chutou para boa defesa de Felipe. A resposta dos donos da casa veio sete minutos depois, quando Souza cobrou falta de longe, a bola desviou na barreira, mas Paulo Victor estava atento e fez a defesa.

A partir dai, o confronto ficou aberto, com as duas equipes mais preocupadas em atacar. O Náutico se aproveitou melhor disso e quase abriu o placar aos 20 minutos. Rogério fez boa jogada individual pela direita, passou por três marcadores e chutou, mas em cima de Paulo Victor. Seis minutos depois, em contra-ataque rápido, Araújo lançou, que finalizou para fora, desperdiçando ótima oportunidade.

Aos poucos, o Naútico foi dominando novamente o duelo, mas foi quando sofreu o revés, aos 36 minutos. O árbitro marcou pênalti de Jean Rolt em Wellington Bruno. Na cobrança, Renato Abreu bateu no canto, sem chance para Felipe.

Nos minutos finais, o Náutico foi com tudo em busca do empate, mas acabou desperdiçando as chances de conseguir sair de campo com pelo menos um ponto.

Fonte: ESPN