O time de Londres esteve em dificuldades na maior parte do jogo. Lampard fez, de pênalti, o primeiro gol dos mandantes, e Pogrebniak e Guthrie colocaram os visitantes na frente, de forma surpreendente, ainda no primeiro tempo.
O Chelsea só foi empatar aos 24 da etapa final, quando Cahill deixou tudo igual em chute de fora da área que contou com falha do goleiro Federici. Impedido, Torres completou para a rede toque de Ashley Cole minutos depois.
No desespero, o goleiro do Reading foi para a área tentar o empate no último lance da partida e pagou caro por isso. Hazard arrancou em velocidade pela direita e com o gol aberto, rolou para Ivanovic fechar o jogo.
O meio campista brasileiro Oscar, recém-contratado do Internacional, começou no banco de reservas e entrou na partida durante o segundo tempo, assim como aconteceu na vitória sobre o Wigan, no último domingo, na estreia do Inglês. O também brasileiro Ramirez foi titular, e o zagueiro David Luiz ficou fora do jogo por dores no joelho.
O Chelsea volta a campo pela Premier League no próximo sábado, novamente em Stamford Bridge, contra o Newcastle. O Reading, que havia empatado com o Stoke City, em casa, na estreia, visita o Sunderland no mesmo dia.