"O Arsenal se alegra em anunciar que Santi Cazorla se juntou ao clube com um contrato de longo prazo", informou o time da primeira divisão inglesa em seu site (www.arsenal.com) nesta terça-feira.
O Málaga, que está dispensando jogadores em meio a relatos de que seu proprietário do Catar quer vender sua participação no clube, também confirmou a negociação, que as mídias espanhola e britânica estimaram estar em torno dos 23,42 milhões de dólares.
Cazorla é a terceira grande contratação do Arsenal na pré-temporada e se une a Lukas Podolski e Olivier Giroud, que saíram do Colônia e do Montpellier respectivamente.
O meia-atacante de 27 anos atuou 45 vezes na seleção espanhola, incluindo breves aparições na Euro 2012, e pode jogar ao lado do compatriota Mikel Arteta no meio campo do Arsenal.
Cazorla passou a maior parte da carreira no Villarreal e foi para o Málaga na última temporada, quando ajudou o clube andaluz a se classificar para a Liga dos Campeões pela primeira vez.
Ele disse que sua decisão foi influenciada por Cesc Fábregas, ex-capitão do Arsenal, assim como pelo francês Robert Pires, ex-meio-campista do Arsenal com quem Cazorla jogou no Villarreal.
Cazorla ainda afirmou que também discutiu a transferência com jogadores espanhóis atualmente no Campeonato Inglês, como a dupla Fernando Torres e Juan Mata, do Chelsea, David Silva, do Manchester City, e o goleiro Pepe Reina, do Liverpool.