terça-feira, 7 de agosto de 2012

No Estádio da Ressacada, o Avaí venceu por 3 a 1 o ABC


Avaí de Diogo Acosta ganha duas posições com a vitória nesta terça-feira. Foto: Luis Prates/Mafalda Press/Futura Press
O Avaí continua vivendo bom momento na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense recebeu o ABC nesta terça-feira, na Ressacada, e venceu por 3 a 1, em partida válida pela 16ª rodada da competição. Com o resultado, o Avaí completou quatro jogos sem perder (três vitórias e um empate). Já a equipe potiguar vê sua sequência de cinco partidas sem derrota (três triunfos e dois empates) ser encerrada.

Após um primeiro tempo sem gols, os mandantes saíram na frente de uma maneira um tanto estranha. Aos três minutos da etapa final, Rodrigo Thiesen chutou da intermediária como se fosse afastar, mas a bola acabou indo em direção ao alvo. O goleiro Andrey foi mal no lance, e a bola entrou. 

Aos 37 minutos, a equipe catarinense ampliou a vantagem com um tento anotado por Felipe Alves. Os visitantes esboçaram uma reação com um gol de Adriano Pardal aos 43, mas novamente Felipe Alves, dois minutos depois, sacramentou a vitória do Avaí.

Agora, o clube catarinense soma 24 pontos e fica na oitava posição da tabela. Já o ABC estaciona nos 20 pontos e está na 12ª colocação. Pela próxima rodada da segunda divisão nacional, o Avaí visitará o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa, na terça-feira, às 21h50 (de Brasília). No mesmo dia e horário, os potiguares receberão o América-MG no Frasqueirão.

O jogo - Logo no primeiro lance da partida, Cléber Santana bateu falta com força e obrigou Andrey a defender em dois tempos. O embate entre o camisa 10 e o arqueiro se repetiu quando o meia cobrou escanteio fechado, mas Andrey conseguiu se recuperar a tempo de evitar o gol olímpico.

Os avaianos, ligados na partida, passaram a se aproveitar da sonolência potiguar e assustaram novamente com o volante Nenê Bonilha. O ex-corintiano aproveitou confusão na área e, caído, teve a chance de abrir o placar. Instantes depois, Bonilha cruzou e a zaga do ABC quase marcou contra.

Chamando a responsabilidade, Cléber Santana arriscou de longe e a bola passou, com perigo, à direita de Andrey. O goleiro do time alvinegro voltou a trabalhar em cabeçada de Diogo Acosta e passou mais dois sustos em bombas de Cléber Santana. Para esfriar o jogo, o arqueiro demorou a bater um tiro de meta e foi punido com cartão amarelo.

A primeira chance do ABC aconteceu apenas aos 33 minutos do primeiro tempo, quando o lateral esquerdo Renatinho Potiguar partiu em velocidade, saiu da marcação e bateu de fora da área, assustando Diego. Ganhando espaço no ataque, o ABC viu o meia Raul vacilar e Laércio receber passe em profundidade de Nenê Bonilha. O atacante ganhou na corrida e bateu cruzado, muito perto do gol adversário.

A segunda etapa começou movimentada e Adriano Pardal aproveitou erro de defesa catarinense para arriscar belo chute de fora da área. Na jogada seguinte, o volante Rodrigo Thiesen recebeu bola na fogueira e chutou de bico, despretensiosamente. A bola quicou no gramado e enganou o goleiro Andrey, grande nome do ABC no primeiro tempo.

Com vantagem no placar, o Avaí passou a administrar o resultado e chegou a pedir pênalti em Julinho, mas o árbitro Wagner dos Santos Rosa considerou que o lateral se atirou e mostrou cartão amarelo. Julinho voltou a aparecer em cruzamento para Laércio, que acertou belo voleio na trave de Andrey.

A arbitragem de Wagner dos Santos Rosa começou a irritar jogadores das duas equipes. Potiguares reclamavam do excesso de cartões aplicados pelo juiz, enquanto os catarinenses se aproveitavam para pedir a expulsão de adversários já amarelados.

Aposta do técnico Hemerson Maria, o atacante Felipe Alves entrou na vaga de Laércio e aproveitou a primeira chance que teve. Diogo Acosta roubou da defesa do ABC e rolou para Felipe Alves ampliar o marcador com facilidade.

Aos 43 minutos, a zaga do Avaí se atrapalhou e Adriano Pardal, artilheiro do ABC na Série B, partiu em velocidade para descontar. Foi o nono gol do atacante na competição nacional. A reação dos visitantes, no entanto, foi brecada por mais um gol de Felipe Alves, que girou sobre a marcação e bateu sem chances para Andrey, definindo o placar.