Com o resultado, o Grêmio, que vinha embalado na competição (nos últimos quatro jogos, venceu três e empatou o outro), estaciona nos 31 pontos e segue na quarta posição. Porém, como o rival Internacional, com 30 pontos, joga na quinta-feira com o Corinthians, o clube tricolor, que atuou desfalcada de Vilson (lesionado), Werley (suspenso) e Marcelo Moreno (convocado pela seleção boliviana), poderá deixar o G-4 da competição.
Já a Portuguesa chega a 21 pontos e segue no meio da tabela, distante da zona de rebaixamento. O triunfo da equipe rubro-verde, além de manter a sequência invicta do time, também representa apenas a segunda derrota do Grêmio no Olímpico neste Campeonato Brasileiro. Antes, o clube paulista havia vencido seis jogos e perdido apenas um. O revés ocorrera diante do líder Atlético-MG.
A partida também foi marcado pela primeira vez que Zé Roberto reencontrou a Portuguesa. O experiente meio-campista atuou pela equipe rubro-verde há 16 anos, quando justamente as duas equipes decidiram o Campeonato Brasileiro, conquistado pelos gaúchos.