quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Com voltas de Neymar e Ganso, o Santos bate em Floripa o Figueirense por 3 a 1


Figueirense x Santos - Campeonato Brasileiro - Ganso (Foto: Cristiano Andujar)
Neymar veio voando de Estocolmo (SUE) para dar a primeira vitória do Santos fora de casa na competição. Com bela exibição do camisa 11, que visivelmente não aparentou cansaço, o Peixe virou para cima do Figueirense, nesta quinta-feira, e venceu por 3 a 1, em Florianópolis. Foram os três primeiros gols do Peixe longe da Vila, com isso, a primeira vitória.

Em um jogo bastante pesado, tanto pela chuva quanto pela rispidez dos jogadores, o jogo, já aos 30 minutos da etapa inicial, continha dez para cada lado. Com mais espaço, Neymar & cia demonstraram a falta que faziam ao time. Com um gol da Joia, um do Ganso e um de Bruno Peres, o Peixe venceu a primeira fora de casa. O Figueira, que saiu na frente com Fernandes, perdeu a décima partida.

Com isso, o Santos chega aos 20 pontos, ao passo que o Figueira amarga a lanterna da competição, com 11 pontos.

Em meio à chuva que não deu trégua durante a etapa inicial, o clima começou quente. As duas equipes estava equiparadas dentro de campo, mas, aos 9 minutos, Juan cometeu falta por trás em Caio, na entrada da área. Como era o último homem, foi expulso corretamente. Com isso, o clube de Floripa dominou as ações ofensivas. Muricy Ramalho, que foi ousado na escalação ao optar por Patito, sacou o argentino para colocar Gérson Magrão, que protegeria mais a defesa.

Com Fernandes verticalizando bem as jogadas, os atacantes quase abriram o placar. Aloísio, bastante incisivo, acertou o travessão aos 24 minutos. Caio, sempre pela beirada do campo, cumpria a sua função com bastante velocidade.

Todavia, não dá para descuidar de Neymar e Ganso. Em belo lance do camisa 10 do Peixe, Neymar dividiu com Claudinei, ganhou a jogada e, a 6,5 metros do gol, cara a cara com Wilson, titubeou e chutou para fora.

Aos 30 minutos, a partida ficou com 10 para cada lado. Túlio cometeu falta dura em Neymar e foi expulso. Com a igualdade em número de jogadores, o Santos equilibrou o jogo e tentou criar mais, contudo, nenhuma das equipes tirou o zero do marcador no primeiro tempo.

A etapa final começou a todo vapor. Em seis minutos, dois gols. Logo no segundo minuto de jogo, Aloísio sambou na frente da zaga do Peixe e cruzou para Fernandes. Sem titubear, o meia deu um 'peixinho', colocou no contrapé de Rafael e inaugurou o placar. O Santos respondeu na melhor maneira. Quatro minutos depois, Neymar carregou da intermediária, driblou o zagueiro, escapou a falta e mandou no ângulo de Wilson. Golaço da Joia, que chegou na manhã desta quinta-feira, devido ao 'jatinho' fretado. E deu resultado.

Após o início vibrante, as duas equipes acalmaram. Aloísio foi o principal nome do ataque, infernizando a defesa santista com dribles. Pelo outro lado, Neymar manteve o padrão e sempre deu trabalho. Aos 24 minutos, ele encontrou Miralles na área. O argentino ficou cara a cara com Wilson e o goleiro conseguiu espanar para escanteio.

O Figueirense, com a saída do Aloísio, que sentiu a coxa, decaiu. E sofreu a virada. Bruno Peres fez fila na zaga do Figueira e, aos trancos e barrancos, fez o gol que pôs o Santos em vantagem. O Figueira, então, foi para o tudo ou nada, deixando um imenso espaço atrás. Rafael salvou lance de Guilherme Santos. E, como diz o ditado, 'quem não faz, toma', o Santos deu um ponto final: Ganso recebeu toque de Neymar, livre, e só fechou o caixão.

Na próxima rodada, o Santos recebe o Corinthians, em clássico regional, no domingo, às 16h. Já o Figueirense visita o Grêmio, no Sul, no mesmo horário e dia.

Fonte: Lancenet