O Grêmio Barueri foi até Minas Gerais e venceu a primeira partida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Em jogo válido pela 10ª rodada, o time paulista fez 3 a 0, um de Marcelinho Paraíba e dois de Thiago Brito, e deixou a lanterna da tabela com o rival da noite desta sexta-feira.
Com o resultado, o Barueri chegou aos cinco pontos em dez jogos, enquanto o Ipatinga segue com quatro. Eles ocupam, respectivamente, as 19ª e 20ª posições, e ainda estão longe de deixar a zona de rebaixamento: o primeiro clube fora da área de risco tem nove pontos e um jogo a menos.
Na próxima rodada da Série B, toda disputada na terça-feira, o Grêmio Barueri joga em casa diante do Bragantino, às 21h50. Mais cedo, às 19h30, o Ipatinga visita o Joinville no Sul do país.
O jogo – Atuando em casa, o Ipatinga começou a partida com um pouco mais de volume de jogo, mas agredindo o time paulista sem eficiência. Como o Tigre encontrou dificuldades para atacar, o Grêmio-SP rapidamente equilibrou as ações. O primeiro lance de relativo perigo foi criando em favor do quadricolor com Wellington Bruno, que escapou pela direita e cruzou para o avante Laércio, mas a zaga da Abelha foi mais esperta.
Com as duas equipes em situação desesperadora na Série B e precisando da vitória, o jogo apresentou um cenário em que mineiros e paulista buscaram o ataque, mas com os defensores levando a melhor em cima dos atacantes na maioria das vezes. Faltou qualidade técnica na armação das jogadas de Ipatinga e Grêmio-SP.
Com isso, as principais chances de gol nasciam em falhas de marcação. Aos 20, os visitantes conseguiram chegar pela primeira vez depois que Alê driblou o adversário e mandou um petardo para o gol, mas o arremate encontrou o goleiro Bruno bem posicionado para fazer a defesa. A oportunidade deu moral para o Grêmio-SP, que passou a chegar com maior frequência.
Aos 27, nova chance para o Grêmio-SP com Marcelinho Paraíba, que limpou um marcador e passou pelo goleiro Bruno antes de rolar para as redes do Ipatinga e abrir o placar no Ipatingão. Aos 37, Wendel teve oportunidade de ampliar o marcador em favor dos paulistas em chute da entrada da área, mas o arqueiro quadricolor trabalhou bem para evitar prejuízo maior.
Na volta para a etapa complementar, o Ipatinga voltou com uma postura diferente, mais ofensiva e tentando pressionar o time de Barueri de qualquer maneira. Apesar da vontade, as chances de gol não foram abundantes, e quase sempre nasciam em jogadas de bola parada e arremates de média e longa distância.
Aos 14, o zagueiro Azevedo resolveu arriscar no ataque e conseguiu um bom desvio de cabeça, que por pouco não parou nas redes do goleiro Fernando Leal. Com maior posse de bola, o Ipatinga encontrou dificuldades para furar o bloqueio visitante, mas pelo menos impedia os contra-ataques do Grêmio-SP, que optou por segurar o resultado.
Aos 27, Djavan teve mais uma chance de marcar em chute cruzado, mas foi bloqueado pela zaga da Abelha. Com muita vontade e pouquíssima técnica, o Ipatinga lutou até o apito final atrás de um gol, mas acabou castigado nos minutos finais do jogo, com dois gols relâmpagos do Grêmio-SP, anotados por Thiago Brito.