terça-feira, 17 de julho de 2012

Em jogo emocionante até os últimos instantes da partida, Ceará e São Caetano ficam no 2 a 2


Ceará x São Caetano pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2012 (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)

Num jogo que seguiu com o placar aberto até, literalmente, os últimos instantes, o Ceará tomou a frente do placar aos 44 minutos do segundo tempo, mas o São Caetano buscou o empate já nos acréscimos da etapa final para garantir o 2 a 2 no Nordeste em jogo válido pela 11ª rodada da Série B.


Com o empate no fim, o São Caetano segue na cola do G-4, com 19 pontos e quinta posição assegurada até o término da rodada. O Ceará, que chegou ao quinto empate na competição, tem 14 pontos ganhos e é o 12º colocado na tabela.


Com o resultado, o Ceará ao menos mantém a invencibilidade na Série B: a última queda foi na quarta rodada. Já o São Caetano tem uma série invicta ainda maior: não é derrotado desde o segundo jogo da Série B.


Os donos da casa saíram na frente, com o experiente atacante Mota batendo pênalti aos 36 minutos do primeiro tempo. Mas o rival paulista tratou de logo igualar a partida e aos 44, Éder, de falta, deixou tudo igual ainda antes do intervalo.


No fim, Mota, novamente de pênalti, deixou o Ceará na frente, mas o São Caetano aproveitou o último ataque para, de novo com Éder batendo falta, empatar a partida aos 46 minutos da etapa final - no último gol dos paulistas, o São Caetano tinha dois jogadores a menos em campo.


Na próxima rodada da Série B, a 12ª, o São Caetano joga em casa, no Anacleto Campanela, contra o Grêmio Barueri, sexta-feira, às 21h. Já o Ceará segue em casa e joga um dia depois, às 16h20, contra o Asa, no Presidente Vargas.


O Jogo - A equipe visitante começou assustando, com uma forte finalização de Éder Marcelo pela esquerda da área exigindo boa defesa de Fernando Henrique logo no primeiro minuto do jogo.


Aos 12 minutos, parecia que o São Caetano de fato havia chegado ao gol: Leandrão subiu sozinho para desviar cruzamento de Éder Marcelo da direita para as redes, mas o árbitro Marco Santos Pessanha flagrou falta do atacante sobre Thiego no lance.


Um contra-ataque do Ceará aos 35 minutos se mostrou fatal. Mota recebeu bom passe de Leandro Chaves, invadiu a área pela esquerda e sofreu pênalti do goleiro Fábio. O próprio atacante chutou bem, na esquerda da meta, e converteu: 1 a 0.


Quando pareceu que o jogo iria ao intervalo com vantagem do time mandante, Éder Marcelo conseguiu empatar: aos 44 minutos, o meia tentou cruzar em cobrança de falta, mas Fernando Henrique esbarrou com outros jogadores ao tentar cortar o levantamento e não alcançou a bola, que foi direto ao gol, sem desvio.


Se o final da etapa inicial animou o São Caetano, o início da segundo representou um balde de água fria: logo aos três minutos, Moradei matou contra-ataque dos adversários ao puxar Mota pela camisa e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando sua equipe com um jogador a menos.


O zagueiro Gabriel manteve a igualdade aos 14 minutos, quando Mota aproveitou sobra de bola após confusão na área e, com Fábio fora do lance, chutou ao gol, mas viu o defensor do São Caetano bloquear sua finalização em cima da linha.


O atacante Romário, que começou o jogo no banco, teve uma boa chance para deixar o time nordestino na frente aos 29 minutos, quando subiu para cabecear cruzamento de Apodi da direita e fez a bola passar com perigo à esquerda do gol.


O jogo parecia ganho para o Ceará quando Rogerinho avançou pela direita e encontrou Mota na pequena área, que finalizou e viu seu chute parar na mão de Samuel Santos. Pessanha expulsou o jogador e marcou pênalti, convertido novamente por Mota, deixando o placar em 2 a 1.


Dois minutos depois, porém, o improvável ocorreu: o São Caetano saiu com tudo em busca do empate e teve falta em boa posição para cobrar aos 46 minutos. Éder Marcelo bateu com perfeição e não deu chances para Fernando Henrique, empatando a partida por 2 a 2.