A Roma recebeu o Catania neste sábado, no Estádio Olímpico, em um dia especial para Francesco Totti. O capitão da equipe completou sua 500ª partida no Campeonato Italiano – todas pela equipe da capital – e ainda anotou os dois gols do seu time. Porém, o duelo de festivo acabou marcado por mais um tropeço dos comandados de Luis Enrique. Jogando em casa, a equipe empatou por 2 a 2 com o Catania, pela penúltima rodada da Série A e pode terminar a rodada já sem chances de ir à Europa League.
Com o resultado, a Roma, que não vence há cinco jogos (três derrotas e dois empates), chega a 53 pontos e fica a dois da Inter de Milão, sexta colocada e última a garantir vaga na segunda principal competição de clubes do continente. Porém, o time dos brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio jogará com o Milan no domingo e uma vitória acabará com qualquer chance do time da capital italiana de conseguir uma vaga. Já o Catania, só cumprindo tabela, fica com 46 pontos.
Totti teve a oportunidade de balançar a rede logo aos nove minutos, mas viu o goleiro Carrizo defender sua cobrança de pênalti. No rebote, o meia-atacante chutou por cima do alvo. Depois de a primeira etapa sem gols, o camisa 10, que se tornou o 12º jogador a atingir a marca de 500 partidas na Série A (Maldini lidera a lista com 647) – abriu o marcador aos sete minutos.
No entanto, seis minutos depois, Lodi converteu cobrança de pênalti e deixou tudo igual. Animado, o Catania virou o placar aos 22 minutos com um gol de Marchese. Foi então que o personagem do dia voltou a aparecer. Aos 32, Totti anotou o seu 215º gol na primeira divisão do Italiano e decretou o placar final. Agora, o capitão romano, que é o quinto maior marcador da história da competição, está a apenas um de igualar Giuseppe Meazza e Altafini.
Pela última rodada do Campeonato Italiano, a Roma visitará o rebaixado Cesena. Já o Catania receberá a Udinese.