domingo, 20 de maio de 2012

Em jogo de despedida de Del Piero, a Juve perde por 2 á 0 para o Napoli


Cavani marcou o primeiro gol da vitória do Napoli

No último jogo de Alessandro Del Piero como jogador da Juventus, o Napoli venceu a equipe de Turim por 2 a 0, neste domingo, pela final da Copa da Itália e conquistou o seu quarto título da competição na história, já que havia sido campeão em 1962, 1976 e 1987.
Já a Juventus perdeu a oportunidade de se isolar como maior vencedora do torneio. Isso porque a Velha está empatada com a Roma com nove conquistas cada. 

A derrota no último jogo da temporada representou o primeiro revés da Juventus em 2011/2012. Até então, a equipe havia se tornado a segunda equipe na história a conquistar a Série A de maneira invicta e, além disso, tinha alcançado a final da Copa Itália. Já o Napoli, que disputará a Europa League da próxima temporada, conquista o seu primeiro título de grande expressão em 22 anos – em 1990, a equipe venceu o Italiano e a Supercopa.

A partida ainda foi marcada por ser a última de Alessandro Del Piero pela Juventus. Desde 1993 na Velha Senhora, o jogador conquistou seis vezes o Campeonato Italiano (contando os dois títulos retirados do time por causa do escândalo de arbitragem), uma a Champions League e duas a Copa da Itália. 



Valendo o título da segunda principal competição nacional, o jogo teve um primeiro tempo disputado e com muita marcação. O Napoli tomou a iniciativa da partida e se lançou ao ataque nos primeiros minutos. Lavezzi quase marcou em chute que saiu à direita da meta defendida por Storari, que foi o titular nos últimos jogos da equipe de Turim no torneio e foi mantido para a decisão.

Passada a pressão adversária, a Juventus começou a controlar a partida e levar perigo ao adversário. Marchisio e Vidal, com arremates de longe, assustaram o goleiro De Sanctis. Porém, com poucas chances criadas de ambos os lados, sobretudo da atual campeã italiana, o placar se manteve zerado até o intervalo.

Na etapa final, o Napoli voltou melhor e, assim como no primeiro tempo, adotou uma postura ofensiva no início. Apesar de, com o tempo, o duelo ter ficado mais truncado, o time aproveitou o bom momento e abriu o marcador aos 13 minutos. Lavezzi alcançou bola na área, o goleiro Storari chegou atrasado, derrubou o atacante argentino e fez pênalti, que Cavani converteu.

Atrás no marcador, a Juventus passou a atuar de maneira mais ofensiva e a criar mais oportunidades de gol. Apesar da pressão exercida pelo time bianconero, que marcou foi a equipe napolitana. Em contra-ataque fulminante aos 37 minutos, Hamsik recebeu passe de Pandev e chutou cruzado para vencer Storari. Com a vantagem, os comandados de Walter Mazzarri apenas esperaram o apito final que permitiu o torcedor do Napoli ver a equipe ser campeã pela primeira vez depois de mais de duas décadas.

Nos últimos minutos do duelo, Quagliarella, que entrou no segundo tempo, ainda acertou uma cotovelada no rosto de Aronica e recebeu o cartão vermelho direto.