domingo, 20 de maio de 2012

Em casa Inter faz 2 á 0 no Coritiba


Inter e Coritiba estreiam neste domingo no Campeonato Brasileiro; acima, o atacante Leandro Damião comemora primeiro gol do Inter sobre o  rival paranaense  Foto: Jefferson Bernardes/ Preview.com/Gazeta Press

A eliminação na Libertadores não desestabilizou o Internacional no Campeonato Brasileiro. Pelo contrário. Na estreia da competição nacional, neste domingo, a torcida colorada lotou o Beira-Rio no duelo contra o Coritiba e o time, mesmo desfalcado, correspondeu em campo: sem sustos, venceu por 2 a 0 e começou com o pé direito.

No primeiro tempo, o Inter partiu para cima e, sem dar espaço para o Coritiba nos contra-ataques, abriu boa vantagem. Leandro Damião marcou o primeiro em linda jogada: após rebote da defesa, invadiu a área driblando o marcador e chutou forte, no fundo da rede. 

O segundo gol também teve participação do jogador. Damião tabelou com Dátolo e rolou para Dagoberto ampliar a vantagem. No segundo tempo, o Inter seguiu melhor no jogo, mas tirou o pé e contentou-se com a vantagem contruída no primeiro tempo. O meia Oscar também foi destaque, e distribuiu boas jogadas no ataque colorado.

O Coritiba do técnico Marcelo Oliveira chegou a melhorar perto do fim, mas não teve forças para empatar e agora pensa na Copa do Brasil. No jogo de ida contra o Vitória, nas quartas de final, empatou sem gols e decide em casa a classificação, nesta quarta-feira.

No próximo sábado, o Internacional enfrenta o Flamengo, às 18h30, no Engenhão, pela segunda rodada. No domingo, o Coritiba também volta a campo pelo Brasileirão e recebe o Botafogo, às 16h, no Couto Pereira.

O jogo
Aproveitando o fato de jogar em casa e de atuar contra um Coritiba que poupou alguns titulares pensando na Copa do Brasil, o Internacional foi para cima em busca da vitória. Logo aos três minutos, criou a primeira chance: Dátolo escapou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião, que serviu Dagoberto dentro da área. O camisa 20 colorado, no entanto, não conseguiu a conclusão.

A intensa movimentação do trio de meias formado por Oscar, Dátolo e Dagoberto era o grande trunfo do Inter. Trocando constantemente de posição, eles confundiam a marcação. O primeiro gol, porém, surgiu em uma iniciativa de Leandro Damião: aos oito minutos, ele venceu a zaga na base da insistência, deu uma meia-lua curta em Emerson e ficou de frente para estufar a rede de Vanderlei: golaço, Inter 1 a 0.

O Internacional seguiu com maior posse de bola, mas parou de criar chances. Por meio de bons contra-golpes puxados por Lincoln e Renan Oliveira, o Coritiba cresceu no jogo. Aos 14, o lateral Gil apoiou bem e tocou para Renan Oliveira chutar por cima. Aos 28, Júnior Urso tentou um cruzamento e quase surpreendeu Muriel, que defendeu firme.

Quando o Coritiba começava a gostar do jogo, o Inter fez outro golaço: aos 37, Dátolo achou Dagoberto na área. Ele tocou para Damião, que fez a parede, e recebeu de volta, chutando de primeira, no cantinho de Vanderlei: 2 a 0. O Coritiba marcou aos 39, com Everton Costa, mas a arbitragem assinalou impedimento. O atacante paranaense parecia mesmo um pouco adiantado.

Marcelo Oliveira fez duas substituições para o intervalo: retirou Anderson Aquino e Willian para colocar Everton Ribeiro e Sérgio Manoel, o que deu maior liberdade para Renan Oliveira, um dos bons nomes da primeira etapa, chegar mais à frente.

A primeira boa chance, porém, foi gaúcha: aos sete, Oscar lançou Damião, que ganhou na velocidade de Démerson e, mesmo desequilibrado, deu um toque na saída de Vanderlei. A bola mansamente foi à linha de fundo, quase entrando.

Com a tentativa do Coritiba de propor o jogo, sobrava mais espaço para o Inter contra-atacar, algo raro no primeiro tempo. Aos 13, Dátolo puxou jogada em alta velocidade e serviu Oscar, que chutou para fora. Cinco minutos depois, o Coritiba quase descontou: Lincoln recebeu de Everton Ribeiro, driblou Rodrigo Moledo e arrematou para boa espalmada de Muriel.

Sem conseguir agredir o Inter, Marcelo Oliveira tirou Renan Oliveira e colocou Marcel, deixando o Coritiba em um 4-3-3. Mas, com ainda mais espaços, o time gaúcho seguia mais perigoso: aos 32, Elton recebeu de Dagoberto na cara do gol, limpou o goleiro, mas nem chutou, nem cruzou, jogando a bola pela linha de fundo e perdendo uma chance incrível.

Seis minutos depois, João Paulo quase fez um gol olímpico, cobrando escanteio no primeiro pau e obrigando Vanderlei a boa defesa. Aos 39, Leandro Damião recebeu de Oscar e chutou no travessão.