quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ajax vence e conquista bicampeonato holandês


O Ajax, que tornou-se imbatível em território nacional a partir do meio de fevereiro, sagrou-se bicampeão holandês nesta quarta-feira ao superar o VVV Venlo, na Amsterdan Arena, por 2 a 0, em jogo válido pela 33a rodada do Campeonato Holandês. Foi a 13ª vitória seguida da equipe na disputa. Sien de Jong marcou os dois gols do triunfo.

A arrancada fulminante do time de Amsterdã, que teve início no dia 12 de fevereiro, desequilibrou uma Eredivisie que até então era acirradíssima no topo da tabela e que, com exceção ao Ajax, chegou à sua penúltima rodada com cinco times separados por apenas quatro pontos, entre os segundo e sexto lugares.

O embate, então, limitou-se as vagas para as disputas europeias, já que o Ajax passou a não desperdiçar mais pontos. O clube perdeu apenas quatro vezes (a última delas no distante dia 5 de fevereiro) e passou a sobrar também no saldo de gols, primeiro critério de desempate.

Sim, porque nesta arrancada, o time anotou 43 gols em 13 partidas, média espetacular de mais de três por confronto, o que lhe fez iniciar a jornada de número 33 com 88 tentos anotados, 35 sofridos e um saldo positivo fantástico de 53. Segundo melhor no quesito, o Twente começou com 39.

O resultado da campanha é um bicampeonato que o Ajax não conseguia há 16 anos, desde que levou as taças das temporadas 1994/1995 e 1995/1996. O clube da capital soma agora 31 títulos de Eredivisie e aumenta sua supremacia nacional como o maior campeão do país, já que o PSV, que vem a seguir, tem 21 taças.