Em cima da hora, a Universidad de Chile conseguiu fazer valer seu favoritismo no Grupo 8 da Copa Libertadores e terminou a primeira fase como líder da chave. Nesta quinta-feira, o time chileno venceu o surpreendente e até então invicto Atlético Nacional, por 2 a 1, em jogo que colocou duas equipes já classificadas para as oitavas de final da competição.
Com a vitória, agora a Universidad de Chile vai poder decidir em casa seu duelo contra o Deportivo Quito, do Equador. Já o Atlético Nacional terá que encarar o argentino Vélez Sarsfield e ainda vai fazer o segundo jogo fora de casa.
Como não poderia deixar de ser, o confronto entre duas equipes ofensivas já começou agitado. Com 1min de jogo apenas, Herrera já teve que defender uma chegada perigosa de Pabon, um dos principais destaques do Atlético Nacional.
Porém, aos 9min, foi a Universidad que abriu o placar: o time fez uma boa trama no ataque, a defesa tentou afastar, mas deixou a sobra nos pés de Rodríguez. Ele não hesitou e chutou forte para o fundo do gol, abrindo o placar e fazendo a festa da torcida chilena.
Depois disso, o Atlético Nacional foi obrigado a recuar em campo, mas conseguiu alguns contra-ataques perigosos, já que tem uma equipe rápida. Aos 19min, Bernal foi bem acionado na direita, mas errou ao tentar cruzar. Depois, aos 36min, Pabon chutou da entrada da área, mas Jhonny Herrera se esticou e agarrou a bola.
O Atlético Nacional foi para os vestiários com desvantagem no placar, mas ainda empatou a partida no segundo tempo. Aos 17min, Pabon ganhou dividida no meio-campo e saiu para receber na direita. Lançando na área, acertou um forte chute e voltou a animar a partida.
Porém, a Universidad de Chile não deixou a festa colombiana durar muito tempo. Apenas sete minutos depois, González desviou uma cobrança de falta com a cabeça e colocou o time da casa na frente novamente. Isso bastou para o time chileno tomar conta da partida de vez e administrar a vitória até o fim.
Virada no Uruguai
Apesar do confronto entre Peñarol e Godoy Cruz reunir dois times já eliminados da Copa Libertadores, foi uma partida agitada no Estádio Centenário, em Montevidéu. O time uruguaio venceu por 4 a 2, de virada, com destaque para Zambrana, que fez dois gols.
Com apenas 19min de jogo, o Godoy já conseguiu abrir 2 a 0 e ameaçou surpreender o Peñarol, que foi vice-campeão da Libertadores no ano passado, mas dessa vez decepcionou.
Porém, ainda no primeiro tempo, começou a reação dos uruguaios. Zambrana diminuiu a vantagem aos 38min, mas os times foram para os vestiários com os argentinos na frente. A virada só aconteceu na etapa final, quando Mora, Perez e mais uma vez Zambrana decretaram o placar final.