O América-MG obteve uma considerável vantagem para avançar à decisão do Campeonato Mineiro. Na noite deste domingo, a equipe comandada pelo técnico Givanildo Oliveira derrotou o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2, em partida realizada na Arena do Jacaré, e poderá até empatar no confronto da volta, marcado para o próximo final de semana. Gabriel e Rodriguinho anotaram os gols do triunfo. Gabriel, Rodriguinho e Alessandro anotaram para os mandantes; enquanto Bobô e Roger descontaram.
Derrotado no primeiro confronto, o Cruzeiro dependerá de uma grande recuperação para avançar à decisão do campeonato estadual. A equipe, que não pôde contar com o argentino Walter Montillo neste domingo (ausente por conta de um desconforto muscular), precisa de uma vitória pela mesma diferença aplicada pelo América-MG neste primeiro duelo na Arena do Jacaré. Os dois times terão uma semana de trabalho até o próximo encontro em Sete Lagoas.
No compromisso deste domingo, o América-MG dominou completamente a equipe do Cruzeiro. Precisando de um bom resultado para adquirir a vantagem para o duelo da volta, o time mandante abriu o placar aos 23min, quando Gabriel desviou de cabeça para anotar o primeiro tento. O gol minou o clube comandado por Vagner Mancini, que não conseguiu mais se posicionar de maneira ofensiva durante os 45min iniciais.
Acuado pela desvantagem no marcador, o Cruzeiro voltou a sofrer logo no primeiro minuto da etapa complementar. Rodriguinho chutou de longe e acertou o ângulo do goleiro Fábio, que posteriormente acabaria sendo o responsável por evitar um massacre maior ao defender o pênalti cobrado por Fábio Júnior. Antes do final do jogo, Alessandro anotou o terceiro, enquanto Bobô e Roger, já nos instantes finais, diminuíram o prejuízo cruzeirense.