Em um jogão de se ver o Schalke 04 fez sua parte, goleou o desesperado Hertha Berlin por 4 a 0 neste sábado na Veltins Arena, em Gelsenkirchen, e garantiu vaga direta na fase de grupos da próxima Uefa Champions League ao contar com o tropeço do Borussia M´gladbach, que ficou no empate sem gols com o Augsburg.
A equipe de Gelsenkirchen chegou a 61 pontos e não pode mais ser alcançada na terceira posição pelo rival direto, que soma 57 e só pode ir a 60, já que resta apenas uma rodada para o fim da Bundesliga 2011/2012.
Huntelaar (duas vezes), Holtby e Raúl fizeram os gols do Schalke. O primeiro, holandês, assumiu a liderança isolada da artilharia da disputa nacional alemã com 27 gols, um a mais que Mario Gómez, que anotou um no triunfo do Bayern de Munique sobre o Stuttgart.
Mesmo após os 4 a 0, o Hertha, 17º com 28 pontos, ainda pode livrar-se do rebaixamento. Para isso, precisa vencer o Hoffenheim na última jornada e torcer por derrota do Colônia, que soma 30, para o Bayern de Munique. Assim, tomaria o 16º lugar do adversário e disputaria o playoff com uma equipe da segunda divisão pelo direito de permanecer na elite.