quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grêmio faz 3 e passa para a próxima fase


Bertoglio fez o primeiro tento gremista no duelo  Foto: Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
Com um futebol objetivo, o Grêmio fez o dever de casa com tranquilidade e voltou a bater o Ipatinga, desta vez por 3 a 0, nesta quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e conseguiu a classificação às oitavas de final da competição nacional.
Os gols do triunfo gaúcho foram marcados por Bertoglio, aos 3min do primeiro tempo, Miralles, aos 30 do segundo, e Léo Gago, aos 40, também da etapa complementar. O Ipatinga, por sua vez, teve atuação atípica e não ameaçou a meta tricolor muitas vezes.

O resultado credenciou o Grêmio - que havia triunfado no jogo de ida por 1 a 0 - a seguir firme rumo ao penta da Copa do Brasil. Agora, a equipe vai aguardar o vencedor do duelo Fortaleza x Náutico, que se encaram pela primeira vez nesta quinta-feira.
O clube pernambucano disputa o jogo fora de casa, no Estádio Presidente Vargas, no Ceará, e se classifica sem a necessidade do jogo de volta caso conquiste vitória por dois gols de diferença. Se ocorrer, o confronto de volta será na próxima quarta, no Estádio dos Aflitos.
No jogo desta quarta, o Grêmio foi extremamente superior desde os primeiros minutos. Prova disso é que chegou ao primeiro gol ainda aos 3min, com Bertoglio. O jogador, que havia arriscado chute de fora da área no lance anterior, recebeu de Marco Antonio, limpou o goleiro e tocou para as redes.
Na sequência, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo quase aumentou. Léo Gago recebeu sozinho pela ponta esquerda, bateu cruzado, e a bola passou tirando tinta da trave mineira. Ainda nos primeiros 20 minutos, Marco Antonio recebeu de Bertoglio, invadiu a área e bateu em cima do goleiro.
O Ipatinga, perdido em campo, só teve uma grande chance na primeira etapa. Após boa troca de passes no setor intermediário, Leandro Brasília avançou e arriscou finalização prensada, conseguindo arrancar um perigoso escanteio. Contudo, nada adiantou, e os mineiros não saíram do zero.
Superior, o Grêmio ainda teve mais uma boa chance na primeira etapa. Foi com Souza, que arriscou da entrada da área e obrigou Bruno a espalmar e evitar o segundo do time gaúcho. Entretanto, o tento sairia no segundo tempo, acompanhado também pelo terceiro.
Após alguns minutos de duelo truncado na etapa complementar, Miralles dominou na entrada da área e arrematou colocado, no ângulo de Bruno, aos 30min. Por último, Léo Gago arriscou uma bomba de fora e acertou o canto esquerdo da meta do Ipatinga, ampliando e dando números finais ao jogo.