O primeiro confronto entre espanhóis na Liga Europa terminou com grande festa para o Atlético de Madrid. Em casa, nesta quinta-feira, o time venceu o Valencia por 4 a 2 e abriu grande vantagem na disputa por uma vaga na final. A partida teve dois gols brasileiros, marcados por Jonas (Valencia) e Miranda (Atlético de Madrid). A comemoração do time de Madri só não foi maior porque sofreu um gol nos acréscimos que pode lhe complicar no jogo de volta.
A partida decisiva acontecerá em Valência e a vantagem do Atlético de Madrid é realmente valiosa: o time poderá empatar ou até perder por um gol de diferença para avançar. Já o Valencia tentará fazer 2 a 0 ou mais. Quem se classificar vai enfrentar Sporting ou Athletic de Bilbao na decisão - o time português venceu o primeiro jogo por 2 a 1, também nesta quinta-feira.
O goleiro brasileiro Diego Alves, do Valencia, teve muito trabalho e foi o principal destaque do começo do jogo. Aos 4min, ele fez grande defesa para evitar o gol do seu compatriota Diego. Depois, aos 10min, Alves teve menos trabalho, mas também conseguiu defender um remate de Adrián.
Até que, aos 17min, Diego Alves enfim foi superado. Arda Turan brigou para conseguir cruzar e, pouco antes da bola sair pela linha de fundo, jogou para o meio da área. Após desvio em jogador do Valencia, Falcao apareceu no lugar certo para cabecear e abrir o placar.
Com o gol, o Atlético de Madrid passou a ser mais cauteloso nas idas para o ataque. Já o Valencia sentiu o golpe e só foi se recuperar no final do primeiro tempo, quando passou a aproveitar o espaço cedido pelos adversários. E isso deu resultado: nos acréscimos, após cobrança de escanteio, Rami tocou de cabeça e Jonas apareceu na segunda trave para finalizar com o pé.
O Valencia foi para os vestiários comemorando, mas bastou o segundo tempo começar para o Atlético de Madrid recuperar a vantagem no placar. Aos 3min, após cobrança de falta de Diego, Miranda ficou sozinho na área e cabeceou para o gol.
Não demorou para sair o terceiro gol do Atlético de Madrid. Aos 9min, Adrián se livrou de Victor Ruíz e conseguiu superar o goleiro Diego Alves com uma finalização certeira. O gol deixou a partida tranquila para o time da casa, que passou a controlar a posse de bola e não deu chances para o adversário.
Isso não poderia resultar em outra coisa que não fosse mais um gol para o Atlético de Madrid. E foi um golaço: aos 34min, Falcao recebeu passe de Diego, dominou a bola no peito, se livrou da marcação e acertou um chute certeiro de esquerda.
Era um ótimo jeito de fechar a goleada do Atlético de Madrid, mas o time vacilou no final e sofreu o segundo gol. Após cobrança de escanteio, Ricardo Costa subiu e marcou de cabeça, trazendo mais esperança para o Valencia nos acréscimos da partida.