O Mallorca surpreendeu nos primeiros minutos conseguindo controlar o Barcelona e saíndo em jogadas de velocidade, utilizando principalmente Castro pela esquerda para tentar levar vantagem sobre a linha defensiva catalã.
Aos poucos, o Barça foi tomando o controle do jogo e dominando seu adversário. O gol viria aos 25 minutos, quando Messi bateu falta para a área e a bola foi passando por vários jogadores até bater na trave e entrar direto nas redes. 1 a 0.
Depois do gol, o Barcelona teve mais algumas chances para ampliar o marcador e seguiu controlando o ritmo da partida até o final da primeira etapa.
Thiago acabou sendo expulso com 10 minutos da segunda etapa, ao receber um exagerado segundo cartão amarelo por toque de mão. O Mallorca tentou pressionar após a expulsão, mas acabou sofrendo o segundo gol em um lance iniciado e terminado por Piqué.
O zagueiro subiu ao ataque e iniciou a jogada que terminou com o chute de Messi na trave. Piqué aproveitou o rebote e empurrou para as redes, aos 35 minutos, dando números finais ao marcador.