O Botafogo precisou dos pênaltis para avançar à segunda rodada da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Depois de novo empate por 1 a 1 com o Treze, o time comandado por Oswaldo Oliveira só assegurou a classificação no Estádio do Engenhão depois da disputa de penalidades, com 3 a 2, graças a duas cobranças na trave e uma cavadinha defendida por Jefferson. Ainda assim, não escapou das vaias da torcida carioca ao longo dos 90 minutos regulamentares.
O Treze saiu na frente no marcador aos 2min do primeiro tempo, com Amaral, em um chute de fora da área desviado por Fábio Ferreira. O Botafogo empatou pouco depois, aos 21min com Loco Abreu, mas depois esbarrou na boa atuação do goleiro Beto, que fechou o gol e levou a partida para as penalidades.
Mais experiente nos momentos decisivos, contudo, o time botafoguense contou com gols de Andrezinho, Antonio Carlos, Felipe Menezes para levar a melhor no desempate e selar a classificação - Renato e Loco Abreu tiveram seus chutes defendidos ao longo da série. Rone Dias e Anderson acertaram a trave em suas cobranças e encaminharam a classificação carioca até Jefferson pegar um chute de cavadinha de Léo Rocha.
O botafogo irá enfrentar na próxima fase o Guarani de São Paulo, que eliminou o Brasiliense do Distrito de Federal.