sábado, 15 de novembro de 2014

Pesquisa mostra as principais doenças que atingem os trabalhadores brasileiros


A Revista Proteção, especializada nos temas Saúde e Segurança do Trabalho, realizou recentemente uma pesquisa, na qual, aponta as nove principais doenças que são provocadas nos trabalhadores brasileiros. Um fato importante descoberto na pesquisa é de que a maioria das doenças que atingem os trabalhadores são as chamadas doenças ocupacionais, nas quais, são doenças que aparecem de forma silenciosa, ou seja, são descobertas somente entre 10 a 15 anos depois de obtê-la.

Quando questionados, os trabalhadores brasileiros, muitos achavam que a principal doença poderia ser a gripe, mas, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a maioria das pessoas que pedem o benefício, é por algum tipo de doença que surge por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas.

A pesquisa mostra ainda que, após a descoberta tardia da doença, podem acabar fazendo um estrago enorme, chegando a impossibilitar ao trabalhador de nunca mais voltar a trabalhar, seja pelas limitações decorrentes da própria doença ou por ser o único local que o trabalhador consiga desenvolver as suas atividades, o que acabaria agravando a doença. 

RANKING

Após a pesquisa, a Revista Proteção divulgou a lista nove doenças que mais atacam os trabalhadores brasileiros. A doença que lidera a pesquisa é a Antracose, que é uma lesão pulmonar, ocasionada por diferentes agentes. Em segundo, vem a Bissinose, que é uma doença causada pela poeira das fibras de algodão. Em terceiro, vem a surdez temporária ou definitiva, ocasionada ao trabalhador exposto a áreas de ruídos constantes. Em quarto, vem a Dermatose ocupacional, que atinge trabalhadores que mexem com graxa ou óleo mecânico. Em quinto, vem o Câncer de pele, que atinge trabalhadores que trabalham em áreas com grande exposição do sol. 

Na sexta posição, está a Siderose, que ataca trabalhadores de minas de ferro, no qual, acabam inalando partículas microscópicas de ferro. Em sétimo vem a Catarata, atinge trabalhadores que atuam em lugares de altas temperaturas. Na penúltima posição, vem as chamadas “Doenças por função”, que afetam pessoas que trabalham com alimentos, quando podem se contaminar pelos produtos orgânicos que são utilizados. Na última posição da pesquisa, vêm as chamadas “Doenças psicossociais”, que pode ser a depressão, ou emocional, que pode se associar a carga horária excessiva, pressão no trabalho, mal-relacionamento com colegas, etc.