Isac teve que marcar em dose dupla para colocar o América-RN em vantagem duas vezes, mas Vinícius e Bileu buscaram o empate nas duas oportunidades, contando ainda com atuação de gala do atacante Éderson, que criou as melhores chances. O América-RN encerra a temporada como 12º colocado, enquanto o ABC fica em nono.
Além do volante Ricardo Baiano e do técnico Roberto Fernandes, logo aos cinco minutos do segundo tempo, o América-RN teve as expulsões de Isac, Cléber, Michael Schmoller e Lúcio Curió em um intervalo de cinco minutos. Já o ABC terminou a partida sem Vinícius e Bileu, os autores dos gols.
O jogo
Em partida marcada pela rivalidade e pela chance de fechar a temporada 2012 em grande estilo, o ABC começou exercendo forte pressão diante do frágil América-RN, que criou poucas chances de gol no primeiro tempo, apostando apenas nos contra-ataques puxados por Pingo e Isac. Já o time da casa, com base nas trocas de passe e movimentação ofensiva, teve oportunidades reais de abrir o placar no início, mas não aproveitou.
Logo nos primeiros cinco minutos, a forte pressão do ABC quase se converteu em gol quando Bileu fez lançamento para Éderson, mas o atacante adiantou demais a bola e não mais. Após a jogada, para esfriar os ânimos dos anfitriões, o goleiro Dida ficou caído no gramado recebendo atendimento médico. No lance seguinte, Adriano Pardal teve oportunidade de inaugurar o marcador após cobrança de escanteio de Raul e saída errada de Dida.
Com Pingo descendo pela esquerda e Isac do outro lado, o América-RN chegava com frequência ao campo de ataque, mas não havia criação de jogadas. Responsável por essa função pelo ABC, Éderson teve chances importantes aos 15 minutos, quando passou por dois defensores e bateu de fora da área, na trave, e também aos 25, quando cobrou falta colocada por cima do gol de Dida. Aos 40, novamente na bola parada, o goleiro do América-RN defendeu boa cobrança de Éderson.
Depois de ser pressionado durante todo o primeiro tempo, o América-RN contou com o erro do goleiro Andrey ao oferecer rebote em chute de Lúcio para abrir o placar com Isac logo no primeiro minuto da etapa complementar. Provisoriamente derrotado, o ABC partiu ao campo de ataque, criou algumas chances com Éderson, mas só reagiu mesmo quando foram efetuadas as expulsões do volante Ricardo Baiano e do técnico Roberto Fernandes.
Após cobrança de escanteio de Raul, aos sete minutos, Éderson desviou para o meio da área, onde o zagueiro Vinícius completou para o fundo da rede. Mesmo com um jogador a mais e novamente pressionando, o ABC demorou dez minutos para levar o segundo gol do América-RN. Norberto levantou a bola pela direita, e Isac balançou a rede de Andrey para marcar seu segundo gol na partida.
Também em jogada de escanteio, Bileu dominou dentro da área e bateu rasteiro para o fundo das redes, com tentativa frustrada de desvio por parte da defesa do América-RN. Sem lances de perigo, mas ânimos exaltados e clima tenso, a partida terminou com oito expulsões, incluindo a do técnico Roberto Fernandes. A última foi a de Lúcio Curió, que fez cera ao ser substituído aos 47 minutos, obrigando o árbitro a encerrar o duelo devido ao fato de América-RN ter apenas seis atletas em campo.
Fonte: ESPN