sábado, 7 de julho de 2012

CRB vence o América-RN e deixa a zona de rebaixamento



O CRB aproveitou a força de sua torcida em Maceió para conseguir a terceira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro e, desta vez, sobre um dos primeiros colocados da tabela. Em jogo válido pela 9ª rodada da competição o time alagoano venceu a equipe de Natal por 4 a 2 e conseguiu se livrar da zona de rebaixamento na tabela. Já o América-RN, que era o vice-líder, ficou apenas com a quarta posição.

O primeiro gol da partida saiu logo aos 12 minutos de jogo, quando, depois de um escanteio na área, a zaga do América não afastou e a bola acabou sobrando para Rogélio, que só empurrou para as redes. Depois do gol, o time visitante passou a sair mais para o jogo, mas foi o próprio CRB que ampliou o marcador ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, Elsinho dominou depois do lançamento de Geovani, tirou o goleiro e chutou para o gol, fazendo 2 a 0.

Na etapa final de jogo, o América-RN tentou ameaçar mais e, no entanto, novamente em uma jogada de bola parada, foi o CRB quem marcou. Rodrigão cabeceou para as redes aos 13 minutos, comemorando o gol "a la" Cristiano Ronaldo na Eurocopa, insinuando que a partida estava liquidada.

Cinco minutos depois, porém, o América-RN esboçou uma reação e diminuiu a diferença com Pingo, que também fez de cabeça. O gol até acendeu um pouco a equipe visitantes, mas logo o CRB retomou o domínio do jogo. O juiz ainda expulsou um jogador de cada lado - Rodrigão pelo CRB e Jorge Felipe para o América. Ainda assim, as duas equipes conseguiram chegar às redes mais uma vez. Primeiro, Wanderley ampliou para o time alagoano, e depois Pingo descontou fazendo um belo gol de falta. 

Na próxima rodada, o CRB enfrentará o Avaí em casa, enquanto o América-RN receberá o Ceará - os dois jogos serão no sábado. 

O Jogo - O América-RN mostrou desde o início da partida que este sábado não seria um dia favorável para os torcedores de Natal. A equipe começou o jogo nervosa e tomou um cartão amarelo logo aos quatro minutos. Em contrapartida, o CRB sabia aproveitar os espaços nos seus domínios e trocava passes com facilidade.

Melhor em campo, os donos da casa conseguiram abrir o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo. Após escanteio cobrado para dentro da área, a zaga do América-RN se confundiu e não conseguir afastar a bola. Aproveitando a indecisão dos marcadores adversários, Rogélio mostrou oportunismo e concluiu para o fundo das redes.

Apático em campo, o América-RN não ameaçava o goleiro anfitrião e pouco chegava ao ataque. O CRB, por sua vez, se mantinha imponente no meio-campo e conseguia conter o ímpeto dos visitantes com facilidade. Com a liberdade encontrada na intermediária, a equipe chegou ao segundo gol com Elsinho. O jogador recebeu cruzamento de Geovani e dominou tirando do goleiro Dida. Livre de marcação, o atleta chutou e ampliou a vantagem de sua equipe aos 37 minutos.

O América-RN ainda arriscou no fim da etapa inicial e Cristiano garantiu a vitória ao espalmar para longe. Com a volta do intervalo, os donos da casa arriscaram com Geovani e Dida mostrou estar atento para defender. No lance seguinte, os potiguares acertaram a trave do goleiro alagoano e deram indícios de que poderiam esboçar uma reação nos minutos seguintes.

Entretanto, o CRB chegou ao terceiro após cobrar escanteio da esquerda. O tiro de canto surgiu depois de uma grande defesa de Dida e achou a cabeça de Rodrigão dentro da área. O atleta subiu sozinho e testou forte para superar o arqueiro rival e garantir a vitória aos 13 minutos do segundo tempo.
Pingo viu a necessidade de recolocar o América-RN no jogo e conseguiu deixar a derrota mais aceitável ao balançar as redes. Aos 18 minutos, o jogador apareceu como elemento surpresa dentro da área e aproveitou o cruzamento de Eduardo para descontar a vantagem aberta pelos alagoanos na partida.

O último lance de perigo do jogo saiu dos pés de Wanderson. O atleta tentou anotar o segundo gol dos visitantes e viu a bola passar rente à trave esquerda de Cristiano. Sem conseguir diminuir ainda mais a vantagem do CRB, o América-RN se entregou ao adversário e não aproveitou a expulsão de Rodrigão, aos 42 minutos, para descontar.

Os potiguares também ficariam com dez em campo aos 44 minutos. Jorge Felipe recebeu o segundo cartão amarelo e foi colocado para fora pelo árbitro da partida. Com mais um buraco em seu setor defensivo, a equipe viu Wanderley aproveitar o rebote de Dida e estufar as redes aos 47.

O time ainda aproveitaria a comemoração dos donos da casa para descontar novamente nos acréscimos do jogo. Pingo bateu falta de forma primorosa e não deu chances para Cristiano evitar o gol que selou o placar do movimentado jogo deste sábado.