O Santos sofreu com a marcação do Vélez, fez 1 a 0 já na parte final do jogo e conquistou a vaga nas semifinais da Libertadores na disputa por pênaltis. Com 100% de aproveitamento nas cobranças, o time paulista superou os argentinos, que erraram duas, para manter vivo o sonho do tetra.
Com a classificação, o tricampeão da Libertadores enfrentará um velho conhecido, apesar de inédito rival na competição. Como manda o regulamento do torneio sul-americano, times do mesmo país devem se encontrar nas semifinais, e o próximo adversário será o Corinthians, que superou o Vasco nesta quarta-feira.
No primeiro tempo, o goleiro Barovero foi expulso ao fazer falta sobre Neymar na entrada da área, mas o Santos não conseguiu abrir o placar nem com um jogador a mais desde pouco antes do intervalo.
Com o time argentino todo na defesa, o Santos teve muitas dificuldades e as melhores chances caíram nos pés de Alan Kardec. Primeiro, aos 30 minutos do segundo tempo, ele perdeu o gol cara a cara com Montoya; mas aos 33 ele acertou o pé após belo lançamento de Ganso e bola ajeitada por Léo: 1 a 0 Santos e decisão nos pênaltis.
Nas cobranças, Martínez fez para o Vélez, e Alan Kardec empatou para o Santos. Depois, Canteros chutou por cima e deixou os brasileiros em vantagem. Ganso também confirmou a cobrança, e Papa parou em Rafael. Elano também fez o dele, assim como o zagueiro Sebá. Na última batida, o experiente Léo garantiu a classificação.