quarta-feira, 23 de maio de 2012

Palmeiras vence Atlético-PR e garante vaga nas semi da Copa do Brasil


Luan saiu do banco, abriu o placar para o Palmeiras e a equipe alviverde derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, na Arena Barueri, classificando-se para a semifinal da Copa do Brasil  Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

O Palmeiras é o primeiro clube classificado para as semifinais da Copa do Brasil. Mesmo com a vantagem do empate sem gols, o time paulista derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Barueri, e confirmou vaga na próxima fase da competição nacional.
Com o resultado, a equipe quebrou um tabu de 13 anos sem estar entre as quatro melhores do torneio (a última vez foi em 1999, quando foi eliminada pelo Botafogo).

Assim como na semana passada, quando conseguiu empatou por 2 a 2, em Curitiba, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari novamente contou com um jogador que saiu do banco de reservas para decidir uma partida. Reserva de Betinho, Luan entrou apenas no segundo tempo do duelo e marcou o primeiro gol da classificação alviverde. O zagueiro Henrique marcou o segundo.



O jogo
Ao contrário do jogo da semana passada, que contou com diversas chances de gols para ambas as equipes, a partida desta quarta-feira contou com uma aplicação defensiva maior e ficou concentrada no meio-de-campo. Sem contar com o atacante Hernan Barcos, que tomou o terceiro amarelo no último duelo, o técnico Luiz Felipe Scolari armou o time alviverde com Mazinho e Betinho no ataque.

Mesmo com dois homens de frente, o Palmeiras demorou a criar e só criou uma jogada de perigo aos 34 minutos do primeiro tempo. Marcos Assunção cobrou falta fechada na área, a bola passou por todo mundo e exigiu boa defesa do goleiro Rodolfo, que espalmou para a linha de fundo.

Pouco tempo depois, aos 44 minutos, Betinho recebeu passe de Valdivia, finalizou e o goleiro Rodolfo novamente evitou o gol palmeirense. Já o Atlético-PR esbarrava na falta de criatividade de seus meias e não conseguia levar perigo para a defesa adversária. 

Após o intervalo, o Palmeiras, apesar da maior posse de bola, novamente demonstrou dificuldades ofensivas e pouco criou. Em busca de melhorar o ataque, Felipão mudou o time e colocou Luan e Maikon Leite nos lugares de Betinho e Mazinho. A atleração não demorou a surtir efeito. Aos 22, Maikon Leite se livrou da marcação pela direita e tocou para Valdivia. O meia chileno dominou e encontrou Luan livre de marcação, que apenas tocou para a rede.