terça-feira, 1 de maio de 2012

Com direito a perda de pênalti o Vélez consegue vitória por 1 á 0 fora de casa


Jogadores do Vélez comemoram o gol de Bella, que valeu a importante vitória fora de casa. Foto: Reuters
O Vélez Sarsfield pôde se dar ao luxo de perder um pênalti na noite desta terça-feira e mesmo assim conseguir uma importante vitória de casa nas oitavas de final da Copa Libertadores. No Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, o time argentino mostrou oportunismo e aproveitou as poucas chances que teve na partida para vencer o Atlético Nacional por 1 a 0. Com o placar, o Vélez joga agora por um empate na Argentina, na próxima terça, dia 8, para avançar às quartas, onde cruza com Santos ou Bolívar.

O Atlético foi superior nos primeiros minutos em Medellín. Fiel ao estilo que rendeu boa campanha na primeira fase, inclusive com o artilheiro da competição ¿ o atacante Pabón, com sete gols, o time colombiano mantinha a posse de bola e tentava ataques em velocidade, com muitos chutes de fora da área. Logo no início, Pabón já perdeu boa chance, quando saiu na frente do gol e parou na boa intervenção do goleiro Barovero.

Mas o Atlético não contava com o oportunismo do Vélez. Logo na primeira chegada, o time argentino inaugurou o marcado. Aos 8min, Bella recebeu no bico da área, trouxe a bola para trás e surpreendeu a todos com um chute certeiro, cruzado, que morreu no canto do goleiro Pezzuti. O gol não abalou a equipe colombiana, que seguiu melhor na partida.


Apesar do domínio do Atlético, era o Vélez que continuava mais perigoso em suas chegadas. E assim foi até o fim da primeira etapa. Pratto foi o responsável por mais duas chances claras da equipe argentina. Primeiro ele parou novamente em Pezzuti, e depois fez tudo certo, inclusive cortando a marcação já dentro da área, mas na hora de finalizar mandou por cima do gol.


A história do primeiro tempo se repetiu na segunda etapa. Muito eficaz, o Vélez não começou bem, mas conseguiu um pênalti praticamente em sua primeira chegada. Derrubado por Bernal, Martínez foi para a cobrança, mas Pezzuti brilhou de novo e foi buscar o chute do atacante, mandando a bola para escanteio e evitando o prejuízo maior da equipe da casa.


No restante do jogo, o Atlético seguiu bem postado, ameaçando o Vélez, mas abusou dos chutes de fora da área. Foram 12 arremates no total, sendo que apenas metade deles foram no gol argentino. Mesmo assim, a maioria de muito longe. Assim, o Vélez não teve grandes dificuldades para administrar o resultado e levar a vantagem para Buenos Aires.