terça-feira, 12 de novembro de 2013

Professora concorre a Prêmio Nacional de Cooperativismo


A professora Fabiana Moreno Silveira Batista, da Escola Municipal Willy Barth, do distrito de Planalto do Oeste, em Nova Santa Rosa, é a única representante do Município e do Estado do Paraná que concorrerá ao Prêmio Nacional de cooperativismo, cujo resultado será divulgado nesta sexta-feira (15).

Ela passou para a etapa nacional depois de vencer, na última semana, a etapa estadual do Programa Cooperjovem e União Faz a Vida, com o projeto Musicooper (C.Vale), trabalho desenvolvido junto com a turma do 4º ano da Escola Municipal Willy Barth. O trabalho da professora Fabiana foi escolhido entre 30 projetos. Ela foi premiada com um tablet e a escola com um notebook. 

PROJETO MUSICOOPER

O Projeto Musicooper, Música e Cooperação como Proposta Indisciplinar, que foi elaborado e desenvolvido pela professora Fabiana. Ela utilizou a música como um instrumento facilitador de aprendizagem, acreditando na música como um instrumento “extraordinário” que abrange o âmbito corporal e também intelectual dos indivíduos e que constantemente está presente na vida humana.

A professora Fabiana destacou as principais dificuldades, o sentimento de ter vencido a etapa estadual e o que espera da Etapa Nacional. “Considerando os problemas de aprendizagem, conhecendo a indisciplina e individualidade dos meus alunos e a necessidade de criar uma oportunidade de desenvolvimento da turma, o planejamento do projeto veio em duas vertentes: a primeira foi a doutrina do cooperativismo por compreender que ela daria suporte pedagógico para trabalhar os conteúdos do currículo e a segunda a musicalização por acreditar que ela desperta o interesse pela aprendizagem. 

REALIZAÇÃO

A professora afirma que está feliz e que está realizada por ter desenvolvido o projeto. ”Amei realizar, participar, fotografar e sistematizar, porém é visível que o desenvolvimento da leitura e da escrita não acontece imediatamente. Este é um trabalho gradativo e contínuo, todavia, comparando o nível de conhecimento que diagnostiquei no princípio do ano ao processo de aprendizagem até o momento, ainda na cooperação uns com os outros, no respeito e amizade é evidente que o trabalho foi satisfatório e o meu empenho e dedicação no projeto foi significativo. Estou feliz pela conquista, pela oportunidade de divulgar o meu trabalho, a minha escola e o meu município a nível estadual”, declara. 

Fabiana ressalta que sente-se honrada pelo mérito e pela auto-reconhecimento de um trabalho ao qual se 
dedicou com amor por sua turma. “É para o 4º ano e por eles este prêmio. Quanto a etapa nacional, tanto eu como professora, meus alunos e a escola ficaríamos imensamente felizes se conquistarmos esta premiação, todavia, chegar até aqui foi um desafio e um marco em nossas vidas”, salienta.

No Paraná, o Cooperjovem abrange 64 municípios, 224 escolas, 500 professores e 10.460 alunos. São 15 as cooperativas estão inseridas no projeto, que visa disseminar os princípios cooperativistas entre as crianças e jovens.

Nova Santa Rosa desenvolveu 15 projetos simultâneos

No município de Nova Santa Rosa foram desenvolvidos 15 projetos com o envolvimento de professores e alunos, recebendo a assessoria pedagógica da professora Cristiane Somacal, representante da Sicredi, nas escolas municipais de Santa Terezinha, Arnaldo Busato e Willy Barth. As coordenadoras locais foram as professoras Mariane Genevra Schiewe pelo União Faz a Vida e Cledia Janete Vinciguerra Diniz pelo Cooperjovem.

O Cooperjovem e o União Faz a Vida são programas realizados em conjunto com a Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, com o intuito de promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, que atuam tanto com o Programa Cooperjovem, coordenado pelo Sescoop/ PR, como pelo A União Faz a Vida, executado pelo Sicredi. Ambos têm como objetivo o desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania junto a estudantes de ensino fundamental das escolas municipais.

Projeto ensinou alunos a importância da cooperação

Com o projeto realizado junto com a turma, os alunos do 4º ano destacaram as vantagens de aprendizagem que conseguiram por meio do trabalho. Gabriel Bauer, diz que com a cooperação melhorou e muito nas aulas. "Eu aprendi a ajudar os outros, aprendi a ler mais rápido. Agora eu escrevo mais bonito, aprendi muito com a cooperação". Kerly Cristian Fontana também prosperou. "Eu aprendi a pedir desculpas, escrever ligeiro, a cooperar com os amigos e ouvir a professora".

Igor Rafael Walter disse que melhorou a leitura, por meio do projeto. "Eu percebi que estou lendo melhor agora, antes eu demorava para decifrar alguma palavra, agora eu olho e logo falo".