domingo, 19 de maio de 2013

Andamento das eleições de 2014 no Paraná

Três principais nomes para o Governo do Estado e para o Senado
Falta ainda pouco mais de um ano para as eleições, mas os prováveis candidatos já começam a se mexer, mais especificamente no Paraná. Onde pouco decidido está.

Muitas coisas vêm acontecendo dentro dos partidos em especial no PSDB e no PMDB, onde no Paraná é sempre um contra o outro. Hoje, os dois partidos se encontram rachados dentro de si mesmos, isso após as eleições de novas diretorias, o que gerou muitas mudanças.

No PSDB, a principal polêmica é de Álvaro Dias não saber se apoia ou não o seu companheiro de partido, Beto Richa, para a reeleição ao governo, pois segundo ele, não concorda com algumas coisas no governo tucano. Álvaro ainda não sabe se será candidato, mas ele quer pelo menos, ou seja, almeja, mas o irmão dele, Osmar, que é do PDT, é pressionado pelo partido para também tentar uma vaga ao Senado, sendo que os dois irmãos não querem se debater pelo mesmo cargo, pelo menos dizem, então só seria um deles. E também, após Valdir Rossoni ser eleito como presidente do partido, o que desagradou muitos, entre um que não se contentou foi o deputado federal Alfredo Kaefer, pois também queria o posto, em entrevistas há blogueiros famosos, ele estaria agora indeciso em se apoia ou não o seu partido.

No PMDB, a situação é mais grave, onde após Osmar Serraglio ser eleito presidente estadual do partido, a mesma legenda se dividiu e muito, mais precisamente em cinco. 1º Requião, onde em sua mente ele já é candidato a governador sozinho; 2º Uns querem Pessuti candidato a governo do estado como também a Senador; 3º Algum deputado do partido ir para a candidatura ao governo do estado; 4º Ter alguém como vice da Gleisi; 5º Alguns deputados estão com o atual governador Beto Richa e querem apoiá-lo no ano que vem, entre esses deputados seria Ademir Bier, Luiz Cláudio Romanelli onde é também Secretário do Trabalho no governo Richa e entre outros.

Hoje, os três principais nomes ao governo seriam de Beto Richa que atualmente especula-se o seu vice como Ratinho Jr do PSC, atualmente está no SEDU e está indo muito bem, vem sendo um nome forte; Gleisi, que ainda não oficializou sua candidatura, pois especula-se de ela permanecer como Chefe da Casa Civil, já que a confiança é grande em uma reeleição de Dilma, mas caso sair candidata, ela vem se dando bem nas pesquisas, chegando perto de Beto no interior e o vencendo na capital, seu principal nome como vice especulado seria de Eduardo Sciarra do PSD. Até mesmo do atual prefeito de Curitiba, do PDT, Gustavo Fruet, que ainda é da base governamental de Beto, mas pela pressão do partido em termos federais que já se aliou a Dilma, pode acabar sendo esse tal vice, que tanto alguns deputados do PT dizem.

No Senado em 2014 estará em disputa somente uma vaga, o nome mais forte deve ser o de Álvaro Dias que provavelmente entrará em acordo com o irmão. Outro nome forte na disputa pode ser do atual suplente Sérgio de Souza do PMDB, que hoje está exercendo o cargo na vaga da titular Gleisi que foi para a Casa Civil em 2011. Um nome do PT ao Senado que muito se cogita é o de André Vargas, que já faz aliás provocações a Álvaro Dias. Cogita-se também o de Gustavo Fruet, atual prefeito de Curitiba, já que Osmar Dias não deverá ir. E entre outros nomes de partidos menores como do PSOL, PSTU e etc.