quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dilma tenta barrar candidatura do PDT ao Planalto



Egressa do partido, a presidente Dilma Rousseff está preocupada com o rumo do PDT na composição da base no Congresso e nas eleições.

Recebeu há poucos dias o presidente da legenda, Carlos Lupi – que ela demitiu do Ministério do Trabalho. Sem citar as eleições de 2014, indicou para ele o compromisso de aliança com o PT na sua campanha à reeleição. O recado ficou claro para Lupi.

Atualmente o PDT com 26 deputados e cinco senadores. Não é de se descartar no Congresso, mas não tem mais tanto peso como antes. O padrinho de Lupi para a audiência foi o ex-presidente Lula, apesar de o presidente do PDT dizer que “tem ótima relação com Dilma”, com quem conversou “umas cinco vezes já” desde que deixou o ministério.

Agora na linha independente, Lupi controla grande parte do partido e pretende lançar Cristovam Buarque ao Planalto. Nome de Dilma dentro do PDT, o ministro Brizola Neto, que sucedeu Lupi, tenta assumir o comando da legenda, mas não tem votos. Na versão de Lupi, “a presidente se mostrou preocupada com isso”. Nas entrelinhas, não é bom ter um ministro que não controla a bancada. O líder pedetista na Câmara é André Figueiredo (CE), recém-conduzido e afinado com Lupi.

Abre-se aqui um parêntese. O caso remete ao imbróglio que apeou do cargo o então ministro das Cidades, Mario Negromonte (PP-BA), porque ele bateu de frente com a bancada do seu partido. O que dá fôlego a Brizola Neto, no entanto, embora não tenha maioria, é o respeito da agremiação política conquistado por ele próprio, não respaldado pelo sobrenome.

Dia 22 de março, o PDT vai rachado e em crise existencial para a escolha de seu novo presidente. Lupi quer a reeleição. Brizola Neto deve lançar um dos dois irmãos – Leonel, vereador no Rio, ou Júlia, deputada no Rio Grande do Sul, para honrar o sobrenome da família do saudoso fundador. Embora de olho nos rumos da legenda que a alçou à política, Dilma Rousseff ficará alheia e avisou a Lupi: “Eu não vou me meter nessa disputa”.

Fonte: UOL