quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nova Santa Rosa confirma segundo caso de dengue autóctone e mais oito suspeitos


A Vigilância Epidemiológica de Nova Santa Rosa confirmou nesta quinta-feira (31) o segundo caso de dengue autóctone do ano no Município, além de outros oito casos suspeitos.
De acordo com o chefe de Divisão de Vigilância Sanitária e Coordenação de Nova Santa Rosa, José Roberto Garai (Zinho), os dois casos confirmados de dengue ocorreram no bairro Recanto Feliz e os oito casos suspeitos são de pessoas que moram neste e em outros bairros da cidade.

OITO CICLOS 

Após a confirmação do novo caso de dengue, na tarde desta quinta-feira (31), a Vigilância Epidemiológica iniciou o trabalho de bloqueio químico com pulverização em todas as residências do bairro Recanto Feliz. 

Conforme o chefe de Divisão de Vigilância Sanitária e Coordenação de Nova Santa Rosa serão feitos oito ciclos de pulverização com inseticida para eliminar os mosquitos transmissores da dengue, na tentativa de evitar o surgimento de novos casos. O primeiro ciclo começou nesta quinta-feira (31) e o último será no dia 27 de fevereiro. “Faremos oito ciclos de pulverização com intervalo de três dias entre eles, para verificar se surgem novos casos, porque dessa forma temos como avaliar se a pulverização está funcionando”, salienta. 

FUMACÊ

Ele explica que se o número de casos aumentar em outros pontos da cidade neste período será necessário uma intervenção mais agressiva, com a nebulização espacial, o popular fumacê. “Se chegarmos ao ponto de jogar veneno em nós mesmos com o fumacê, isso significa que falhamos como população de Nova Santa Rosa no capricho e na limpeza de nossas residências”, enfatiza. 

RECOMENDAÇÕES

O chefe de Divisão de Vigilância Sanitária e Coordenação de Nova Santa Rosa, José Roberto Garai, ressalta que o inseticida utilizado para combater o mosquito da dengue é inofensivo para humanos. “As pessoas devem abrir as portas e janelas quando estiver ocorrendo a pulverização”, explica. Ele recomenda, no entanto, por uma questão de prevenção, que alimentos e utensílios de cozinha sejam cobertos e que os animais não fiquem expostos à pulverização, porque podem ser mais sensíveis ao produto. 

ARRASTÃO

Paralelo ao trabalho de bloqueio químico que está ocorrendo no bairro Recanto Feliz, desde segunda-feira (28), a Prefeitura de Nova Santa Rosa está realizando um arrastão contra a dengue, que visa recolher das residências todo material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito. A ação deve ser encerrada nesta sexta-feira (01), mas pode ser prorrogada.

Créditos: Marcos Elieser