terça-feira, 5 de junho de 2012

Fora de casa o América-MG perde os 100% aproveitamento empatando com o São Caetano


Jogadores tiveram que enfrentar uma forte chuva em São Caetano. Foto: Ale Vianna/ News Free/Gazeta Press

O América-MG perdeu o 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, em duelo válido pela quinta rodada da competição nacional, o time mineiro visitou o São Caetano no estádio Anacleto Campanella e empatou em 1 a 1. Fábio Júnior abriu o placar para o América-MG, mas Nei Paraíba empatou o duelo para o time da casa já aos 49 minutos da segunda etapa.

Apesar do gol no finalzinho, o resultado foi melhor para o América-MG, que atuou fora de casa e chegou a 13 pontos, mantendo a liderança isolada da Série B e a invencibilidade na competição nacional. No São Caetano, o empate ficou com um gosto amargo, já que a equipe do ABCD paulista soma o sétimo ponto e deverá perder posições no complemento da rodada.


Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o América-MG volta atuar fora de casa, dessa vez, visitando os catarinenses do Avaí, em jogo marcado para o próximo dia 15, na Ressacada. Já o São Caetano vai visitar, no mesmo dia, o América-RN.

O jogo
Mesmo com muita chuva no estádio Anacleto Campanella, São Caetano e América-MG iniciaram a partida com muita velocidade dos dois lados, propiciando um jogo movimentado. Mesmo atuando fora de casa, o América-MG procurou impor o ritmo nos minutos iniciais, com maior posse de bola no campo de ataque, mas com o São Caetano também levando perigo à meta americana.

Explorando a velocidade do atacante Bruno Meneghel, o América-MG utilizou em excesso a estratégia de esticar bolas da defesa para o ataque, na tentativa de encontrar o avante livre na ponta esquerda. Aos 12, Meneghel teve ótima chance de marcar, mas o goleiro Luiz trabalhou bem e conseguiu fazer a defesa para evitar a abertura do placar.

A partir dos 20 minutos da etapa inicial, já com o gramado encharcado, a partida perdeu em dinamismo e qualidade. Os poucos torcedores que se aventuraram a sair de casa passaram a presenciar muita disputa de bola no meio-campo e um grande número de jogadas aéreas, fruto das dificuldades de conduzir a bola em um campo molhado.

Foi dessa maneira que os visitantes chegaram com perigo aos 22, quando Fábio Júnior aproveitou cruzamento da direita e bateu de primeira para surpreender Luiz, mas o avante errou o alvo, mandando sobre o travessão. Aos 31, foi a vez do São Caetano quase marcar com Leandrão, que desviou uma bola de cabeça acertando a trave do goleiro Neneca.

Disposto a fazer valer o fator casa, o São Caetano voltou melhor para etapa complementar, pressionando o América-MG, que usou o contra-ataque como arma para tentar aproveitar os erros do time paulista. Aos cinco minutos, Geovane fez o pivô dentro da área para o avante Leandrão, que fuzilou o goleiro Neneca, que fez duas grandes defesas em sequência para salvar.

Quando o América-MG conseguia chegar próximo da área, pecava no chamado último passe, o que deixou o técnico Givanildo Oliveira bastante irritado. Aos 12, a assistência funcionou com Rodriguinho, que achou o avante Fábio Júnior, que driblou o primeiro marcador, mas na hora do arremate a zaga paulista aliviou o perigo.

A resposta do São Caetano veio em chute cruzado de Leandrão, que acertou a trave do América-MG, e logo na sequência veio o castigo para os donos da casa. No pior momento do América-MG no jogo, o faro de gol do artilheiro Fábio Júnior apareceu, e aos 20, o jogador pegou rebote da zaga e abriu o marcador em favor dos mineiros.

Em desvantagem no placar, não restou alternativa para o São Caetano, a não ser partir para cima do América-MG com tudo, e isso foi feito, porém, dando espaços de sobra para que a equipe alviverde armasse o contra-ataque, que não foi aproveitado. Aos 49 minutos, no último lance da partida, o São Caetano chegou ao empate com Nei Paraíba, que aproveitou rebote de cobrança de falta.